PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA A DEFESA CIVIL (26/04) – 05:00

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA (26/04)

Na terça-feira (26), o afastamento de frente fria sobre o RS pode provocar pancadas de chuva nas áreas de divisa entre o Litoral e Planalto Sul. Estas pancadas podem ocorrer na forma de temporais e o risco é baixo para ocorrências meteorológicas associadas. Nas demais regiões, o sol predomina entre poucas nuvens. Os ventos sopram de norte/nordeste pelo estado, com intensidade fraca a moderada. As temperaturas ao amanhecer ficam em torno dos 13°C nos planaltos e variam de 17°C a 19°C nas demais regiões.  À tarde, as temperaturas oscilam entre 27°C e 30°C em todas as regiões catarinenses, exceto nas áreas mais elevadas do Planalto Sul, onde a máxima é de 26°C.

PREVISÃO PARA QUARTA-FEIRA (27/04)

A influência de uma área de alta pressão mantém o tempo com predomínio de sol e poucas nuvens em todo o estado na quarta-feira (27). No período da tarde, há variação de nebulosidade devido a aproximação de outra frente fria, mas não há risco para chuva significativa. Os ventos seguem soprando de norte/nordeste, com intensidade fraca a moderada. As temperaturas mínimas variam entre 13°C e 16°C nos planaltos e oscilam entre 17°C e 21°C nas demais regiões. No período da tarde, as temperaturas variam de 27°C a 31°C na maior parte de SC e podem chegar aos 35°C no Litoral Sul.

PREVISÃO PARA QUINTA-FEIRA (28/04)

A quinta-feira (28) amanhece com tempo firme em toda SC, ainda sob influência da alta pressão. A partir do início da tarde, o avanço de uma frente fria deixa o tempo instável e com condições para chuva em todas as regiões. De forma mais isolada, podem ocorrer temporais com raios e fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo, com risco moderado a alto para ocorrências associadas as condições de tempo. As temperaturas mínimas variam entre 13°C e 15°C nos planaltos e oscilam entre 16°C e 21°C nas demais regiões. No período da tarde, as temperaturas ainda atingem valores entre 28°C a 31°C em toda a Grande Oeste. Nas áreas litorâneas marcam de 31 a 35°C.

TENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre sexta-feira (29) e sábado (30) a atuação da frente fria no estado mantém o tempo fechado e provoca chuvas, que podem vir em forma de temporais isolados. Com o predomínio de nebulosidade, as temperaturas não sobem tanto quanto nos dias anteriores, especialmente nas áreas litorâneas. 

 

CONDIÇÕES DE VENTO E MAR (26/04)

Os ventos sopram de nordeste/norte com fraca a moderada intensidade em todo o estado nesta terça-feira (26).

Ondas de leste entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, com altura de 0,5 a 1,5 m. No Litoral Sul, ondas de sudeste, com altura de 1,5 a 2,0 m.