Alerta 01/10/2013

Alerta para inundações no Planalto Norte

O Rio Negro em Três Barras (90 famílias atingidas) está baixando tendendo para a estabilização. Já o Rio Canoinhas (150 famílias atingidas) continua baixando de forma lenta. O Rio Iguaçu em Porto União continua com a cota de nível alta, e na noite de ontem após chuva fraca na região elevou-se em 1 cm, voltando a estabilizar e a descer ainda nesta manhã.

Atenção para possibilidade de temporal com pancadas fortes de chuva, ventania e granizo isolado em SC

No decorrer desta quinta-feira (03/10), devido à formação de um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil, à possibilidade de temporal com pancadas fortes de chuva, ventania e granizo isolado em SC.   Observacao: risco de descargas eletricas.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda: 

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

 

Previsão Voltada para Defesa Civil

Fonte: Epagri-Ciram

PREVISÃO PARA O DIA DE HOJE:

Terça-feira (01/10), manhã com mais nuvens, nevoeiros e névoa úmida em SC. No decorrer do dia o sol aparece entre nuvens na maioria das regiões. Temperatura em elevação.

Sem aviso.

Sistema Meteorológico: jato subtropical (ventos fortes em altitude) e massa de ar mais seco se aproximando de SC.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quarta-feira (02/10), nevoeiros ao amanhecer com sol entre nuvens no decorrer do dia na maioria das regiões. No Litoral Norte e Planalto Norte, nebulosidade variável com chuva isolada especialmente na madrugada, manhã e à noite. No restante do Litoral há chance de chuva isolada à noite. Temperatura em elevação.

Sem aviso.

Sistema Meteorológico: jato subtropical (ventos fortes em altitude) e circulação marítima influenciando SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na quinta-feira (03/10), tempo instável com aumento de nebulosidade e condição de chuva no decorrer do dia em todas as regiões, devido a formação de um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil. Atenção: condições de temporal com chuva forte, ventania e granizo isolado. Observação: risco de descargas elétricas.

Na sexta-feira (04/10), mais nuvens e condição de chuva isolada e ocasional na faixa leste do Estado, do Planalto ao Litoral. No Oeste e Meio Oeste, nebulosidade variável com aberturas de sol.

No sábado (05/10), tempo seco com sol e temperatura mais baixa em SC.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

defesa civil 

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil