Atualização Alertas 22/09/2013

Atualização da previsão de chuva significativa neste domingo (22)

Alerta para risco de inundações no Vale do Itajaí, Litoral e Planalto Norte e Rio do Peixe

Alerta para risco de deslizamentos nas regiões mais vulneráveis de SC

Fonte: Epagri-Ciram

Previsãodo tempo para HOJE – Domingo, dia 22/09/2013

Em SC o tempo permanece instável, com chuva persistente de intensidade moderada por alguns momentos devido a áreas e baixa pressão e ao deslocamento de uma frente fria pelo litoral de SC e PR.  No fim do dia, a chuva diminui no Oeste, próximo à divisa com o RS. Temperatura com pouca variação e em declínio mais acentuado entre a tarde e noite. Vento de sul e sudeste, fraco a moderado com rajadas fortes de 60 e 70km/h.

Aviso Meteorológico: nas próximas horas (entre 12:00 e 23:00) os cumulados de chuva devem variar entre 20 e 40mm pelo estado, com pontuais que podem chegar a 50mm em algumas localidades principalmente no Vale do Itajaí e Litoral.

Previsão do tempo para AMANHÃ – Segunda-feira, dia 22/09/2013

O tempo permanece instável em SC, com variação de nuvens no Oeste e Meio Oeste, e mais nuvens e condições de chuva isolada nas demais regiões principalmente no início e fim do dia. Temperatura baixa, com declínio ainda mais acentuado entre a tarde e noite. Vento de sul e sudeste, fraco a moderado com rajadas de 50 e 60 km/h.

Alerta para risco de deslizamentos de encostas

Diversos municípios da Grande Florianópolis, Litoral e Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Sul, Meio Oeste, Planalto e Litoral Sul registraram volumes significativos, incluisive com registro de deslizamentos. Tendo em vista a previsão de continuidade de chuva, persiste risco de deslizamentos especialmente para essas regiões.

Alerta para risco inundações e alagamentos:

Vale do Itajaí

Conforme a última medição (15hs) da rede de monitoramento da Bacia, estão com cota de emergência as seguintes estações: Blumenau (9,05m), Indaial (6,06m), Rio do Sul (9,91m), Taió (8,38m), Brusque (6,24m) e Benedito Novo (4,89m). 

Estão com cota de Alerta: Apiúna (7,67m), Ituporanga (3,68m), Rio do Oeste (8,64m), Gaspar (6,7m).

A previsão das cotas máximas são:

Rio do Sul: 11.5m às 22hs

Blumenau: 11m às 23hs

Brusque: 8m às 20hs

Gaspar: 8,7m às 24hs

Em Itajaí ocorrem alagamentos pela maré. Atenção para os picos de maré: dia 22 1m ás 15:53 e dia 23, 1,1m às 4:14 e 1m às 16:23)

Rio do Peixe

Em Joaçaba, o Rio do Peixe está com risco de inundações.

Litoral e Planalto Norte

Devido à possibilidade de chuva moderada à forte, há risco de alagamentos nas áreas com drenagem deficiente, especialmente nas áreas costeiras mais vulneráveis aos efeitos da maré.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Tempestades com descargas elétricas e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. É aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

defesa civil 

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil