Atenção 26/02/2014

Observação 17 h – 26/05/2014: Nas próximas horas, risco de pancadas de chuva, descarga elétrica e granizo isolado em todas as regiões de SC, mais intenso no Oeste e todo o Litoral. Fonte: Epagri/Ciram

Aviso Meteorológico: Entre a tarde desta quarta (26) e manhã de quinta-feira (27), a atmosfera fica mais instável em SC, com condições de pancadas de chuva, moderada a forte em alguns momentos, e temporais localizados com vendaval (rajadas acima de 60km/h) e granizo, devido a influência de uma frente fria que avança pelo Sul do Brasil. Nesse período há chance de acumulado significativo de chuva, com pontuais de 80 a 100mm. Há risco de chuva intensa com curta duração podendo vir acompanhada de vendaval, granizo e descarga elétrica. Com base nesta previsão há possibilidade de chover em apenas algumas horas a metade ou mais do esperado para um mês inteiro. Fonte: Epagri/Ciram. Acompanhe atualizações!

Atenção para situação de estiagem em algumas regiões de SC: detalhes acesse o link Leia mais.

 O Estado de Santa Catarina passou por uma prolongada e intensa onda de calor com chuvas escassas, volumes pouco significativos e de forma mal distribuída desde a segunda quinzena de janeiro até o dia 12 de fevereiro, quando uma frente fria provocou chuvas no Estado. Contudo, os volumes mais significativos ocorreram no Litoral Sul e pontualmente em algumas localidades do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. As chuvas não foram suficientes para reverter a situação de estiagem em algumas regiões do Estado. Entre os dias 23 e 24 de fevereiro, áreas de baixa pressão e a passagem de uma frente fria no mar, provocaram chuva no estado, porém com maiores valores pontuais na Grande Florianópolis, Planalto Sul e Litoral Norte. Sendo assim, não foi possível reverter o quadro de estiagem na região Oeste.

De acordo com o último Boletim de Monitoramento Hidrológico da Sala de Situação ANA/EPAGRI/Ciram, o regime hidrológico apresenta a situação de emergência para estiagem na Bacia do Rio Chapecó (Estação Coronel Passos Maia) e atenção para as Bacias dos Rios Itajaí (Estações de Chapadão do Lageado e Barragem Taió a montante). Visualizar boletim. Há previsão de chuva para a próxima quinta-feira (27), no entanto novamente não deve reverter a situação. Recomenda-se o acompanhamento dos novos boletins e as recomendações da Defesa Civil. Fonte: Epagri/Ciram. 

Recomendações da Defesa Civil:

Estiagem: evitar o desperdício de água e utilizar somente no que for necessário. Recomenda-se à população não fazer fogueiras e também não jogar pontas de cigarros em áreas verdes, principalmente nas estradas, onde há risco de incêndios.

Tempestades com descargas elétricas e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL:

Quarta-feira (26/02): Nebulosidade variável com sol no decorrer do dia em todo o Estado. Entre a tarde e noite, aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva. Temperatura elevada com sensação de ar abafado. AVISO: a partir da tarde e noite: risco de temporal isolado com chuva moderada a forte, vendaval (rajadas acima de 60km/h), granizo e descarga elétrica. Previsão de acumulado de chuva a de 20 a 50mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores. Sistema Meteorológico: calor e aproximação de frente fria.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quinta-feira (27/02): Tempo instável com chuva em SC, moderada a forte em alguns momentos na madrugada e manhã. No decorrer do dia, o tempo começa a melhorar a partir do Oeste e Sul do Estado. Temperatura mais amena. AVISO: madrugada e início da manhã: risco de temporal isolado com chuva moderada a forte, vendaval (rajadas acima de 60km/h), granizo e descarga elétrica. Previsão de acumulado de chuva de 30 a 50mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores. Sistema Meteorológico: frente fria em SC, se deslocando para SP entre a tarde e noite.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na sexta-feira (28) e no fim de semana (29 e 30), o sol aparece entre algumas nuvens em SC. No Litoral há chance de chuva isolada, especialmente à noite e no início da manhã, devido à circulação marítima. Temperatura mais amena no período noturno e elevação durante o dia.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil