Atenção 28/02/2014

Atenção para situação de estiagem em algumas regiões de SC: O Estado de Santa Catarina passou por uma prolongada e intensa onda de calor com chuvas escassas, volumes pouco significativos e de forma mal distribuída desde a segunda quinzena de janeiro até a primeira quinzena de fevereiro. Após esse período, tivemos a atuação de alguns sistemas transientes (Sistemas de baixa pressão e frentes frias), que provocaram chuvas, contudo, os volumes mais significativos ocorreram no Litoral Sul e pontualmente em algumas localidades do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Por isso, os acumulados de chuvas não foram suficientes para reverter a situação de estiagem em algumas regiões do Estado. Entre a noite do dia (26) e madrugada de hoje (28), a passagem de uma frente fria pelo Estado provocou chuvas em todas as regiões, porém, os volumes de precipitação e em curto período, foram mais significativos do Meio-Oeste ao Litoral, não revertendo o quadro de estiagem na região Oeste. De acordo com o último Boletim de Monitoramento Hidrológico da Sala de Situação ANA/EPAGRI/Ciram, o regime hidrológico apresenta a situação de emergência para estiagem na Bacia do Rio Chapecó (Estação Coronel Passos Maia). Visualizar boletim. Recomenda-se o acompanhamento dos novos boletins e as recomendações da Defesa Civil. Fonte: Epagri/Ciram. Detalhes acesse o link Leia mais.

 

Recomendações da Defesa Civil:

Estiagem: evitar o desperdício de água e utilizar somente no que for necessário. Recomenda-se à população não fazer fogueiras e também não jogar pontas de cigarros em áreas verdes, principalmente nas estradas, onde há risco de incêndios.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL:

Fonte: Epagri/Ciram

Sexta-feira (28/02): Presença de sol com variação de nuvens em SC. Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte há condições de chuva isolada no período noturno. Temperatura amena. Sem aviso. Sistema Meteorológico: sistema de alta pressão no Sul do Brasil, favorecendo a circulação marítima no Litoral.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sábado (01/03): Presença de sol em SC, com mais nuvens e chuva isolada no início e fim do dia entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Temperatura amena no período noturno e em elevação durante o dia. Sem aviso.Sistema Meteorológico: sistema de alta pressão no Sul do Brasil, favorecendo a circulação marítima no Litoral.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No domingo (02), sol com aumento de nuvens na maioria das regiões, especialmente no Litoral e áreas próximas, onde há condições de chuva isolada na madrugada, manhã e à noite devido à circulação marítima. Sem aviso.

Na segunda-feira (03), o tempo muda com aumento de nebulosidade e condições de pancadas de chuva com trovoadas no decorrer do dia, na maioria das regiões. Atenção: descarga elétrica e risco de temporal com chuva forte em alguns momentos, ventania (rajadas acima de 60km/h) e granizo isolado.

Na terça-feira (04) o tempo permanece instável e ainda ocorre pancadas de chuva, mas também aberturas de sol no decorrer do dia, especialmente no Oeste do Estado. Temperatura mais amena no período noturno e elevação durante o dia. Atenção: descarga elétrica e risco de temporal com chuva forte em alguns momentos, ventania (rajadas acima de 60km/h) e granizo isolado.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil