Atualização Avisos e Alertas 24/08/2013

Aviso meteorológico: previsão de chuva com acumulados significativos do Oeste ao Litoral Sul do Estado até segunda-feira (26)

Alerta para risco de deslizamentos no Planalto e Litoral Sul

Aviso: mar agitado até terça-feira (27)

Fonte Epagri/Ciram

Neste final de semana o tempo segue instável com chuva de intensidade moderada a forte concentradas especialmente no Sul do Estado.

Os valores previstos estimados em 20 a 40 mm do Planalto Sul e Litoral Sul ao longo deste sábado (24). Nas outras regiões, o acumulado é menor variando entre 10 a 20 mm.

No domingo (25) os maiores acumulados de chuva persistem no Sul de SC com totais previstos em média de 50 a 70. Nas demais, os valores totais previstos oscilam entre 20 a 30 mm.

Na segunda-feira (26), ainda chove em boa parte do dia com chance de neve nas áreas mais altas do Planalto Sul se estendendo até a madrugada de terça-feira.

O tempo volta firmar no decorrer da terça-feira (27) com o afastamento da instabilidade para o oceano e ao avanço de uma massa de ar Polar fria e seca ao Sul do Brasil.

Alerta para risco de deslizamentos no Planalto e Litoral Sul

Emitido às 10:30 e atualizado às 17:30 de 24/08/2013

Alguns municípios do Planalto Sul e Litoral Sul registraram chuva significativa acumulada das últimas 48hs (das 16h do dia 22/08/2013 até às 16h do dia 24/08/2013), conforme dados da Epagri/Ciram como Timbé do Sul (128mm), Urussanga (75mm), Laguna (70mm), Criciúma (83mm), Orleans (78mm), Meleiro (90mm), Araranguá (83mm), São Joaquim (90mm), Urubici (77mm).

Tendo em vista a chuva registrada nas últimas 48hs e o aviso meteorológico com previsão de chuva significativa até segunda-feira (26) há risco de deslizamentos nestas regiões.

Aviso: mar agitado até terça-feira (27)

O mar fica agitado com altura de ondas de 1.0 a 2.0 m próximos ao Litoral e até 3.0 m em áreas mais afastadas da costa.

Observação: O final de semana será frio e úmido.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Mar agitado: Risco à navegação de pequenas e médias embarcações.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta