Aviso 03/10/2013

Aviso Meteorológico: risco de temporal com chuva moderada a forte, ventania e granizo isolado em SC 

Quinta-feira (03/10) de tempo instável em SC, com céu nublado a encoberto e chuva com trovoadas (raios) no decorrer do dia, devido à formação de um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil. Entre a tarde e noite há risco de temporal com chuva moderada a forte, ventania (50 a 80 km/h) e granizo isolado, especialmente nas áreas mais próximas do Paraná, Meio Oeste, sobretudo no Planalto Norte e Litoral Norte, onde os acumulados devem variar de 40 a 60 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores. No Alto Vale do Itajaí, previsão de acumulado entre 20 e 30 mm. Nas demais regiões do Estado, 10 a 20 mm. Observação: risco de descargas elétricas.

Sexta-feira (04/10) a instabilidade e a chuva se estendem pela madrugada e manhã no Estado, ainda há risco de temporal e granizo isolado no Planalto Norte e Litoral Norte, com acumulado de 20 a 30 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores. Observação: madrugada com risco de descarga elétrica.  No decorrer do dia o tempo melhora com aberturas de sol a partir do Oeste. No Litoral e áreas próximas, o tempo permanece instável com nebulosidade variável e chuva ocasional, alternando com períodos de melhoria.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda: 

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

Previsão Voltada para Defesa Civil

PREVISÃO PARA O DIA DE HOJE:

Quinta-feira (03/10), tempo instável com céu nublado a encoberto e chuva em todas as regiões no decorrer do dia. Temperatura estável com pequena elevação.

Aviso: entre a tarde e noite há risco de temporal com chuva moderada a forte, ventania (50 a 80 km/h) e granizo isolado, especialmente nas áreas mais próximas ao Parará, sobretudo no Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte onde os acumulados devem variar de 40 a 60 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores. No Alto Vale do Itajaí, previsão de acumulado entre 20 e 30 mm. Nas demais regiões, 10 a 20 mm. Observação: risco de descargas elétricas.

Sistema Meteorológico: formação de um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sexta-feira (04/10), madrugada e manhã com mais nuvens e condição de chuva na maioria das regiões. No decorrer do dia o tempo melhora com aberturas de sol a partir do Oeste. No Litoral e áreas próximas, o tempo permanece instável com nebulosidade variável e chuva ocasional, alternando com períodos de melhoria.

Aviso: risco de temporal e granizo isolado no Planalto Norte e Litoral Norte, com acumulado de 20 a 30 mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores. Observação: madrugada com risco de descarga elétrica na maioria das regiões.

Sistema Meteorológico: sistema de baixa pressão influenciando SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No sábado e no domingo (05 e 06/10), tempo seco com sol e temperatura mais baixa em SC, especialmente no período noturno. Na segunda-feira (07/10), sol entre nuvens no Estado e chuva isolada no início e fim do dia no Litoral, por causa da circulação marítima.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

defesa civil 

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil