Aviso 05/03/2014

Aviso 18 h – 05/03/14: Nas próximas horas, pancadas de chuva com descarga elétrica do Planalto ao Litoral de SC. Atenção para áreas com risco de deslizamento, especialmente no Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte de SC.

Aviso Meteorológico: Uma frente fria mantém a condição de chuva em SC, nesta quarta-feira (05). Entre a tarde e noite o tempo melhora com aberturas de sol a partir do Oeste e Sul do Estado. No Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte também pode ocorrer aberturas de sol no decorrer do dia, porém o tempo permanece instável e sujeito a pancadas isoladas de chuva com risco de temporal à tarde, associados a ventos fortes e granizo isolado, especialmente na região Norte de SC, podendo provocar alagamentos pontuais e momentâneos. Fonte: Epagri/Ciram

 Alerta para risco de escorregamentos em algumas áreas do Médio e Baixo Vale do Itajaí e do Litoral Norte de SC. Na terça-feira (04), a formação e o deslocamento de uma frente fria pelo Sul do Brasil provocou chuva significativa em SC, especialmente no Médio e Baixo Vale do Itajaí e no Litoral Norte, com valores acima de 100mm, o que representa praticamente a chuva esperada para o mês inteiro. Destaque para Blumenau, com 135mm (Cemaden), Itajaí, 147mm (Cemaden), Garuva 145mm (Defesa Civil), Massaranduba, 99mm (Epagri) e Luis Alves 86mm (Epagri). Devido à condição de chuva e de temporais isolados nesta quarta-feira (05) (ver aviso meteorológico), há risco de escorregamentos nas áreas mais vulneráveis destas regiões.

Recomendações da Defesa Civil:

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL:

Fonte: Epagri/Ciram

Quarta-feira (05/03): Céu encoberto com condições de chuva em SC. Entre a tarde e noite o tempo melhora com aberturas de sol a partir do Oeste e Sul do Estado. No Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte também podem ocorrer aberturas de sol, porém o tempo permanece instável e sujeito a pancadas isoladas de chuva até à noite, especialmente no setor norte. Temperatura em pequena elevação devido à nebulosidade. Aviso: para tarde risco de temporal, vendaval (rajadas de vento acima de 60km/h), granizo isolado e descarga elétrica, principalmente para o Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Norte. Sistema Meteorológico: frente fria deslocando por SC.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quinta-feira (06/03): Mais nuvens no início da manhã no Litoral Norte, com predomínio de sol no decorrer do dia em todas as regiões. Temperatura em elevação, diminuindo entre a tarde e noite. Sem aviso. Sistema Meteorológico: sistema de alta pressão (massa de ar seco) chegando a SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Entre sábado (09) e segunda-feira (10), uma massa de ar seco mantém o tempo firme com presença de sol em boa parte de SC. Porém, no Litoral e Vale do Itajaí há chance de chuva isolada, especialmente no período noturno, devido a circulação marítima. Temperatura amena no período noturno e em elevação durante o dia. Sem aviso.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil