Aviso 11/03/2014

Observação 19h: Nas próximas horas, pancadas de chuva com descarga elétrica no Meio-Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Sul e Litoral Norte de SC.

Aviso Meteorológico: nos próximos dias persiste a condição de pancadas frequentes de chuva em SC, especialmente no período da tarde e noite, que por vezes se estendem pela madrugada e início da manhã do dia seguinte. Principalmente à tarde com a temperatura mais elevada, intensifica a instabilidade e há risco de temporais isolados com chuva forte, granizo e rajadas fortes de vento (acima de 60km/h).

Atenção: o acumulado de chuva previsto para os próximos cinco dias (11 a 15/03) varia entre 50 e 80mm em média em boa parte do Estado. Porém, no Litoral Norte, pode chegar a 150mm. Até o momento, de 01/03 às 10h de 11/03, o acumulado de chuva no Litoral Norte e Vale do Itajaí já supera o esperado do mês (entre 100 e 160mm), chegando a 180,2mm em Blumenau, 101,6mm em Itajaí e 100,2mm em Joinville. Fonte: Epagri/Ciram

Recomendações da Defesa Civil: 

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL: 

Fonte: Epagri/Ciram

Terça-feira (11/03): Mais nuvens e chuva pela manhã da Grande Florianópolis ao Litoral Norte. No decorrer do dia presença de sol na maior parte das regiões catarinenses, com pancadas de chuva no período da tarde e noite. Aviso: chuva e descarga elétrica, com temporais muito isolados à tarde, devido ao calor. Sistema Meteorológico: sistema de alta pressão (massa de ar seco) no Oeste de SC, com núcleos de instabilidade devido ao calor da tarde.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quarta-feira (12/03): Da Grande Florianópolis ao Litoral Norte e no Vale do Itajaí mais nuvens com chuva pela manhã. Presença de sol na maior parte do período e pancadas de chuva entre a tarde e noite devido ao calor, em todas as regiões. Aviso: descarga elétrica e temporais muito isolados devido ao calor da tarde. Sistema Meteorológico: sistema de alta pressão (massa de ar seco) na maior parte de SC e áreas de baixa pressão no Litoral Norte. Núcleos de instabilidade devido ao calor da tarde.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Entre quinta-feira (13) e sexta-feira (14) e boa parte de sábado (15/03), ar mais quente com variação de nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e a noite.

Na tarde e noite de sábado (15), uma nova frente fria avança por SC, causando chuva e temporais em todas as regiões. Observação: risco de temporais com pancadas de chuva, descarga elétrica, rajada de vento e queda de granizo, principalmente a partir da tarde de sábado. 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil