Aviso 17/07/2013

Intensa onda de ar polar chega a SC no domingo e previsão de geada forte e ampla no estado e chance de geada negra

Fonte: Epagri/Ciram

A partir de domingo a temperatura despenca no estado com a chegada de uma nova e intensa onda de ar polar, com previsão de temperatura negativa nas áreas altas do estado, variando de -8°C a -10°C em Urupema, Urubici e São Joaquim, e de 0°C a 3°C no Litoral, na segunda e terça-feira, com chance de igualar e até quebrar recorde de temperatura de julho.

Aviso para noite de domingo, segunda e terça-feira (21 a 23/07): há condições de geada forte e ampla no estado, podendo ocorrer geada negra, com prejuízos para agricultura. Risco de congelamento na pista em alguns trechos da estrada do Rio do Rastro. Risco para população vulnerável devido ao frio intenso.

A condição de neve ainda será avaliada e confirmada nos próximos dias, com chance entre a noite de domingo e a manhã de segunda-feira.

Recomendações da Defesa Civil

Geada ampla e geada negra: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Onda de frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como moradores de rua, idosos e crianças.

Gelo na pista: cuidado ao trafegar entre segunda e terça-feira na Serra do Rio do Rastro e áreas altas do estado.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 4009-9816. 

Previsão para a Defesa Civil

PREVISÃO PARA O DIA DE HOJE

Quarta-feira (17/07): Tempo seco com sol no decorrer do dia em todas as regiões. Temperatura baixa pela manhã e mais elevada à tarde.

Sem aviso.

Sistema Meteorológico: sistema de alta pressão em SC (massa de ar seco e frio).

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quinta-feira (18/07): Amanhecer com nevoeiros e aberturas de sol pela manhã. No decorrer do dia, aumento de nuvens e chuva entre a tarde e noite, começando pelo Oeste e Sul do estado. O frio diminui.

Observação: descarga elétrica.

Sistema Meteorológico: frente fria avança por SC entre a tarde e noite.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na sexta-feira e no sábado, o tempo fica instável e mais úmido, com predomínio de nuvens e condição de chuva na maioria das regiões, devido a formação de um sistema de baixa pressão entre o PR e SC. Observação: descarga elétrica e rajadas de vento de 50 e 60km/h. No domingo ainda ocorre chuva ocasional especialmente na madrugada e manhã na maioria das regionais, com aberturas no decorrer do dia. Aviso: Temperatura baixa, declinando acentuadamente no domingo devido a chegada de uma intensa onda de ar polar ao Sul do Brasil.

Aviso: início de semana gelado em SC, com condições de geada ampla e forte em boa parte do estado, com alto risco para população vulnerável.