Aviso 19/03/2014

Aviso 19 h – 19/03/2014: Nas próximas horas, risco de temporal isolado, pancadas de chuva com descargas elétricas, em todas as regiões de SC. Fonte: Epagri/Ciram

Aviso Meteorológico: Nesta quarta (19) e na quinta-feira (20) ocorrem pancadas de chuva em SC, fortes e com trovoadas em alguns momentos, podendo ocasionar alagamentos e transtornos. A atmosfera instável, aliada ao calor da tarde, mantêm a condição de temporais isolados com ventania (rajadas acima de 60km/h) e granizo, devido a influência de um sistema de baixa pressão e formação de uma nova frente fria. Os maiores acumulados de chuva estão previstos para o Oeste e Sul do Estado, sobretudo nas áreas de divisa com o RS, e podem superar os 100mm entre hoje e amanhã (Clique em leia mais e veja as recomendações). Fonte: Epagri-Ciram.  

 Recomendações da Defesa Civil: 

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL:

 Quarta-feira (19/03): Tempo instável com predomínio de nuvens em SC. Pela manhã ocorre chuva isolada especialmente no Oeste e Sul do Estado. A partir da tarde retorna as pancadas de chuva, fortes e com trovoadas em alguns momentos, podendo ocasionar alagamentos e transtornos. Temperatura elevada com sensação de ar abafado.

 Aviso: temporais isolados com descarga elétrica, ventania e granizo. Chuva forte com totais entre 50 e 70mm no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul. Nas demais regiões entre 20 e 40mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores.

 Sistema Meteorológico: sistema de baixa pressão entre o RS e SC.

 PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

 Quinta-feira (20/03): Tempo instável e úmido em SC, com céu nublado a encoberto e sujeito a pancadas de chuva a qualquer hora do dia, forte em alguns momentos. Temperatura em pequena elevação, mas com ar abafado.

 Aviso: temporais isolados com descarga elétrica, ventania e granizo. Acumulado de chuva entre 50 e 75mm em média no Estado, podendo ocorrer pontuais maiores.

 Sistema Meteorológico: formação de uma frente fria.

 PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

 Na sexta-feira (21), o dia começa com chuva isolada em boa parte do Estado, mas no decorrer do dia o sol volta a parecer em todas as regiões com a chegada de uma massa de ar mais seco e um pouco mais frio. A temperatura diminui entre a tarde e noite. No fim de semana, tempo mais seco com nevoeiros ao amanhecer e predomínio de sol em SC. Temperatura mais amena na madrugada e em elevação no decorrer do dia.

 Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil