Aviso 26.06,2014

ATENÇÃO: Risco de deslizamentos no Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina especialmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul. Nas últimas 72hs foram registradas chuva com volumes significativos especialmente em Mondaí (170mm), Chapecó (142mm), São Miguel do Oeste (90mm) e Joaçaba (87mm). O solo está encharcado e há previsão de chuva moderada à forte nos próximos dias para a região.

AVISO METEOROLÓGICO I: A influência de sistemas meteorológicos (jato subtropical e cavado) nesta quinta-feira (26) sobre a região Sul do Brasil, e a formação de um ciclone extratropical na sexta (27) próximo ao Litoral Sul do Estado, trará instabilidade severa nos próximos, com previsão de volumes significativos para todas as regiões do Estado. Os acumulados de chuva mais uma vez irão superar o esperado para o mês inteiro, podendo ocorrer pontuais próximos de 300mm ou mais entre quarta-feira (25) e sábado (28), sobretudo nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, com risco de alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos. Esses indicativos são revisados continuamente e recomenda-se acompanhamento das atualizações dos boletins e possíveis avisos e alertas! Veja em leia mais, a tabela com acumulados de precipitação previstos para os próximos dias em todas as regiões de SC (em atualização).

AVISO METEOROLÓGICO II:  A partir de sexta-feira (27/06), previsão de ventos intensos e persistentes de quadrantes sul e sudeste, entre 80km/h e 120km/h podendo superar estes valores, o que deixará o mar muito agitado a grosso, com ondas de sudeste e picos de 4 a 6 metros, mais altos no sábado (28) e domingo (29) ao sul da Região do Baixo Vale do Itajaí. Neste periodo há previsão de ressaca no Litoral catarinense, e a combinação de ondas altas, ventos fortes e maré de sizígia deve agravar o risco de inundações e alagamentos nas áreas litorâneas dessas regiões devido às chuvas intensas previstas.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: Epagri-Ciram

Em atualização.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil