Aviso de frio intenso 07/08/2013

Aviso: frio intenso a partir do fim de semana e geada moderada a forte nas áreas altas de SC no domingo (11)

Entre o fim da sexta-feira (09/08) e o sábado (10/08), uma massa de ar frio de origem polar avança pelo Sul do Brasil, declinando acentuadamente as temperaturas. Parte do dia de sábado será úmido e não se descarta a possibilidade de chuva congelada e neve nas áreas altas da serra catarinense, onde há previsão de temperatura próxima 0°C à noite.

No domingo (11/08), a instabilidade se afasta e o ar mais seco favorece a condição de geada moderada a forte nas áreas altas do estado, especialmente no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí, onde a temperatura mínima fica próxima de 0°C e negativa. 

Na segunda-feira (12/08), a temperatura fica mais amena. Porém, na terça-feira (13/08), uma nova e intensa massa de ar polar avança por SC, derrubando as temperaturas.

Fonte: Epagri/Ciram

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Onda de frio: cuidado especial com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças. Orientações para a população em como se proteger e agir em relação à onda de frio podem ser obtidas nos links da Secretaria de Estado da Saúde.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

Previsão dos Próximos Dias para a Defesa Civil

PREVISÃO PARA HOJE

Quarta-feira (07/08): Tempo seco com sol entre nuvens em SC no decorrer do dia. Temperatura em elevação durante o dia.

Sem aviso

Sistema Meteorológico: massa de ar mais seco predominando em SC.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE

Quinta-feira (08/08): Ao amanhecer nevoeiros isolados, com sol entre algumas nuvens no decorrer do dia em todas as regiões. Temperatura em elevação, calor à tarde.

Sem aviso

Sistema Meteorológico: massa de ar mais seco predominando em SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na sexta-feira (09/08), aumento de nebulosidade com chuva no decorrer do dia em todo o Estado, começando pelas áreas mais próximas ao RS, devido a uma frente fria. Atenção: risco de temporal isolado, com granizo e rajadas fortes de vento (acima de 60km/h). Observação: descarga elétrica.

No sábado (10/08), a frente fria ainda provoca chuva em boa parte do dia na maioria das regiões, melhorando a partir da tarde no Oeste e Meio Oeste, e à noite nas demais. Aviso: temperatura em acentuado declínio com a chegada de uma massa de ar polar, ficando próximo de 0°C à noite nas áreas altas do Planalto Sul, com pequena chance de neve.

No domingo (11/08) Aviso: tempo seco e frio, com temperatura mínima próxima de 0°C e negativa nas áreas altas do estado, com geada.

Setor de Previsão de Tempo e Clima

Epagri/Ciram

 

defesa civil 

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 
Gerência de Monitoramento e Alerta
 
Diretoria de Prevenção
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Capoeiras – CEP 88085-001 – Florianópolis – SC
Fone: +55-48-43664-7000 / cel: +55-48-9142-3080