Aviso Meteorológico 08/06/2014

ALERTA: Risco de Inundações no Planalto Note, Vale do Itapocu, Rio dos Cedros, Benedito Novo e Médio Vale do Itajaí, e Risco de Deslizamentos no Planalto e Litoral Norte, Baixo e Médio Vale do Itajaí. Os maiores acumulados nas últimas 72 hs (entre 8h do dia 06 e 8h do dia 08/06/2014) foram: Corupá 351mm, Jaraguá do Sul 311mm, três Barras 288mm, Rio Negrinho 271mm, Joinville 267mm, Papanduva 260mm, Massaranduba 259mm, Itaiópolis 249mm, São Bento do Sul 243mm. Estas regiões registraram acumulados significativos de chuva neste período e persiste a condição de chuva até a noite de domingo. As regiões com maior risco de inundação são: Planalto Norte e Litoral Norte, e os municípios de Rio dos Cedros e Benedito Novo no Vale do Itajaí. O solo está encharcado e já foram registrados deslizamentos em cidades do Planalto Norte e no Vale do Itapocu, Litoral Norte de Santa Catarina.

AVISO METEOROLÓGICO:  O tempo permanece instável no domingo  em SC, com chuva moderada a forte por alguns momentos e acumulados significativos. Previsão de chuva acumulada das 9 às 21 horas: Meio Oeste de 30 a 50mm; Planalto Norte de 80 a 100mm; Alto Vale e Médio Vale do Itajaí de 30 a 50mm e no Litoral Norte próximo ao Paraná em torno de 100mm, em alguns pontuais poderá superar esses valores, provocando alagamentos, inundações e deslizamentos em áreas vulneráveis. Risco de temporal isolado, devido à passagem da frente fria pelo Sul do Brasil. O tempo melhora no período da madrugada de segunda-feira com a entrada de uma massa de ar seco.

Acompanhe atualização de boletins! Fonte: Epagri/Ciram

Recomendações da Defesa Civil:

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta