Aviso Meteorológico 09/12/2013

ALERTA 17:20 h – 09/12: Nas próximas 3 h, temporais com chuva, granizo e vento de 50 a 70Km/h em todas as regiões de SC.

Aviso Meteorológico: Entre a tarde desta segunda e a terça-feira (09 e 10/12) áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil e a passagem de uma frente fria pelo Litoral, provocam pancadas de chuva em todas as regiões de SC. Há risco de temporais com chuva forte, vendaval (rajadas acima de 60km/h) e granizo isolado. Nesses dias o acumulado de chuva esperado deve ficar em torno de 30mm em média, mas podem ocorrer pontuais maiores em torno de 80mm em algumas localidades. 

Fonte: Epagri/Ciram

 Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda: 

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL

Fonte: Epagri/Ciram 

Segunda-feira (09/12): Presença de sol com aumento de nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e noite. AVISO: risco de temporal com ventos fortes (acima de 60km/h e granizo isolado) e descarga elétrica (raios). Os acumulados de chuva entre esta segunda e a terça-feira varia entre 30 mm em média com pontuais que podem superar este valor em pontos isolados. Sistema Meteorológico: aquecimento e à intensificação de áreas de baixa pressão com o avanço de uma frente fria pelo Litoral.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Terça-feira (10/12): Presença de muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. AVISO: risco de temporal com ventos fortes (acima de 60km/h e granizo isolado) e descarga elétrica (raios). Sistema Meteorológico: aquecimento e à intensificação de áreas de baixa pressão.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na quarta-feira (11/12), chove isoladamente sem alerta na madrugada e manhã e sol entre nuvens no decorrer do dia.

Na quinta-feira (12/12), aberturas de sol com mais nuvens e chuva isolada no início e final do dia da Serra ao Litoral. A temperatura diminui.

Na sexta-feira (13/12), chuva isolada no início do dia no Litoral e a partir da tarde em forma de pancadas no Oeste e Meio Oeste. Temperatura elevada.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056

defesa civil 

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil