Aviso Meteorológico 11/10/2013

Aviso Meteorológico: período de chuvas irregulares e risco de temporal isolado com chuva forte e passageira em SC

A partir da noite de sexta-feira (11/10), áreas de instabilidades que se formam entre o Paraguai e o Rio Grande do Sul avançam em direção a Santa Catarina, favorecendo a ocorrência de temporais isolados com chuva forte e passageira em SC. Essa condição de instabilidade se mantém até a terça-feira (15/10), alternando com períodos de melhoria e aberturas de sol. Os maiores acumulados de chuva devem ocorrer no Oeste de SC.  Observação: noite de sexta-feira (11/10), risco de descarga elétrica na região Oeste de SC. Vento nordeste moderado com rajadas de 50 a 65 km/h no Litoral, deixando o mar agitado no final de semana (12 e 13/10).

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda: 

Tempestades com descargas elétricas, vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

 

Previsão Voltada para Defesa Civil

PREVISÃO PARA O DIA DE HOJE

Sexta-feira (11/10), sol com variação de nuvens em SC. A partir da noite há chance de pancadas isoladas de chuva no Oeste.

Observação: noite com risco de descarga elétrica no Oeste.

Sistema Meteorológico: cavado (área alongada de baixa pressão) entre o Paraguai e RS, com influência em SC.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sábado (12/10), céu encoberto com chuva no Oeste e Meio Oeste, e na sequencia da manhã no Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões há previsão de aberturas de sol pela manhã e pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Aviso: risco de temporal isolado com chuva forte e passageira.

Observação: risco de descarga elétrica. Vento nordeste moderado com rajadas de 50 a 65 km/h no Litoral, deixando o mar agitado.

Sistema Meteorológico: cavado (área alongada de baixa pressão) entre o Paraguai e RS, com influência em SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No domingo (13/10), tempo instável com muitas nuvens e pancadas de chuva na maioria das regiões, alternando com períodos de melhoria e aberturas de sol. Vento nordeste moderado com rajadas de 50 a 65 km/h no Litoral, deixando o mar agitado.

Na segunda-feira (14/10), sol entre nuvens e pancadas isoladas de chuva, especialmente na madrugada e entre a tarde e noite.

Na terça-feira (15/10), sol com aumento de nuvens e condição de chuva nas áreas mais próximas ao Paraná. Temperatura mais elevada, com sensação de ar abafado, devido à elevada umidade do ar, diminuindo na terça-feira.

Aviso: neste período (13 a 15/10), risco de temporal isolado com chuva forte e passageira. Observação: risco de descarga elétrica.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000. 

defesa civil 

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil