Aviso Meteorológico 12.01.2014

AVISO 17:30h – 12/01/2014: Nas próximas 12h, pancadas de chuva com descarga elétrica e granizo isolado do Meio-Oeste ao Litoral de SC.

Aviso Meteorológico: Entre domingo e segunda-feira (12 e 13/01), o tempo continua instável com chuva, risco de temporal e granizo isolados, vendaval e descargas elétricas em SC, que deve causar acumulados de precipitação entre 20 e 70 mm, podendo chegar a 140 mm, principalmente em algumas localidades nas regiões do Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Grande Florianópolis, Planalto Sul e Litoral Sul. A chuva mais intensa deve ocorrer entre a tarde e noite de domingo (12) e na madrugada e manhã de segunda-feira (13). Na terça-feira (14), a chuva diminui em relação aos dias anteriores com acumulados, em média, de 10 a 30 mm para todas as regiões de SC. Ressalta-se que em pontos isolados, os valores estimados podem ser ultrapassados! Acompanhe atualizações.

 Fonte: Epagri/Ciram

 Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda: 

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL

Fonte: Epagri/Ciram

Domingo (12/01): Tempo instável em SC, com variação de nuvens e chuva em todas as regiões. Acumulados de precipitação entre 20 e 70 mm. A chuva pode ser forte por alguns momentos, entre 40 e 50 mm em poucos minutos principalmente em algumas localidades nas regiões do Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Grande Florianópolis, Planalto Sul e Litoral Sul. A chuva mais intensa deve ocorrer a partir da noite, estendendo-se pela noite e próxima madrugada e manhã de segunda-feira. AVISO: chuva volumosa com valores acumulados entre 20 e 70 mm, podendo alguns pontuais chegar a 100 mm. Risco de granizo isolado e rajadas de vento de 60 e 80km/h associadas às trovoadas da tarde e noite. Sistema Meteorológico: áreas de baixa pressão associadas à passagem de uma frente fria pelo Litoral.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Segunda-feira (13/01): Tempo instável em SC, com aberturas de sol em áreas do Oeste e Meio Oeste, próximo ao RS. Muitas nuvens na maior parte de SC, com chuva principalmente na madrugada e manhã com acumulados entre 20 e 30 mm, podendo chegar a 50 e 60 mm principalmente em algumas localidades nas regiões do Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Grande Florianópolis, Planalto Sul e Litoral Sul. AVISO: chuva volumosa com valores entre 20 a 30 mm com pontuais de 50 e 100 mm. Granizo isolado e rajadas de vento de 60 e 80km/h associadas às trovoadas da madrugada e manhã. Sistema Meteorológico: áreas de baixa pressão próximo ao Litoral de SC e RS.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na terça-feira (14/01), a chuva diminui, fica concentrada nas áreas do Litoral e no Meio Oeste e Planalto Norte próximas ao Paraná. Durante a tarde aberturas de sol do Oeste ao Litoral Sul.

Na quarta e quinta-feira (15 E 16/01), sol e calor com chuva isolada na tarde e noite. Observação: para descarga elétrica e rajadas de vento

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil