Aviso Meteorológico 15/08/2013

Mar agitado no litoral catarinense

Nesta quinta-feira (15/08), o vento ainda fica moderado pela manhã com rajadas de 30 a 50 km/h, diminuindo a partir da tarde. O mar permanece agitado no litoral catarinense, com picos de onda de 2.5 a 3.0 m, com risco para navegação e atividades de pesca.

Frio e formação de geada em SC

Na sexta-feira (17) e no sábado (18/08), o ar polar mantém as temperaturas baixas com formação de geada nas áreas altas do Estado, com previsão de temperatura próxima de 0°C e negativa ainda para a sexta-feira.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda: 

Mar agitado: perigo à navegação de pequenas e médias embarcações. 

Onda de frio: cuidado especial com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças.

Geada: Produtores rurais devem adotar medidas preventivas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

 

PREVISÃO PARA O DIA DE HOJE

Quinta-feira (15/08): Predomínio de sol em SC. Temperatura baixa.

Aviso: mar muito agitado com picos de 3.0 m.

Sistema Meteorológico: sistema de alta pressão (massa de ar polar) em SC.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sexta-feira (16/08): Formação de nevoeiros e geada isolada ao amanhecer, seguidos de predomínio de sol em SC. Temperatura baixa.

Aviso: temperatura baixa, próxima de 0°C e negativa nas áreas altas do estado com formação de geada. Mar agitado com picos de 2.5 m e 3.0 m

Sistema Meteorológico: sistema de alta pressão (massa de ar polar) em SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No sábado (17/08), presença de sol na maior parte de SC, com aumento a nebulosidade no Planalto Norte e mais nuvens com chuvisco à noite no Litoral Norte. Observação: temperatura baixa na madrugada e amanhecer, com formação de geada nas áreas altas do Estado, especialmente no Planalto Sul.  No domingo e segunda-feira (18 e 19/08), nevoeiros ao amanhecer e sol sem nuvens no Oeste e Meio Oeste, sol com mais nuvens do Planalto ao Litoral e com chuvisco no período noturno e madrugada para o litoral. 

Setor de Previsão de Tempo e Clima

Epagri/Ciram

 

defesa civil 

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil