Aviso Meteorológico 20/07/2013

Aviso Meteorológico I: Possibilidade de acumulado significativo de neve entre domingo e segunda-feira e onda de frio intensa e histórica com geada ampla e forte na próxima semana em SC

Aviso Meteorológico II: Mar muito agitado no Litoral de SC neste final de semana

sirene ativa  Avisos Meteorológicos voltados à Defesa Civil:

Fonte: Epagri/Ciram

Aviso Meteorológico I: Possibilidade de acumulado significativo de neve entre domingo e segunda-feira e onda de frio intensa e histórica com geada ampla e forte na próxima semana em SC

No decorrer do domingo, a temperatura declina acentuadamente em SC. A chegada de uma nova e intensa onda de ar Polar, com previsão de temperatura negativa nas áreas altas do estado.

As temperaturas mínimas devem ocorrer na terça e na quarta-feira, podendo variar entre 0°C a 3°C no Litoral, e atingir entre -10°C a -8°C especialmente em Urupema, Urubici, Painel, Bom Jardim da Serra e São Joaquim, dentre outras com altitude acima da casa de 1000 metros. No Vale do Itajaí, frio é intenso com mínimas muito baixas e máximas que não atingem 10°C.

Algumas recordes de temperatura mínimas do ar, devem ser igualadas ou até mesmo superados para o mês de julho. Esta situação é excepcional e histórica, podendo ser comparada a última forte massa de ar Polar em SC no ano de 2000.

O frio úmido de domingo e na segunda-feira favorece a queda de neve e chuva congelada nas áreas altas do Planalto Sul. Se a combinação das variáveis Meteorológicas for confirmada, há chance de acumulo significativo de neve, similar aos episódios nivosos de 2010 e 2011.

Não se descarta a ocorrência do fenômeno nas áreas altas do Meio Oeste, Planalto Norte e até mesmo do Oeste do Estado (chance pequena). Nas áreas mais altas da Serra gaúcha e região Serra do Paraná, o fenômeno também pode ser registrado. Esta massa fria é considerada tão intensa que pode causar a “friagem” no Centro-Oeste e sul da região Amazônica.

Atenção:

Risco de congelamento na pista em alguns trechos da Serra do Rio do Rastro e Corvo Branco, na noite de domingo e na segunda-feira.

Geada forte e ampla no estado nas madrugadas de terça, quarta e quinta-feira, com risco para agricultura e pecuária. Não se descarta a possibilidade de geada negra especialmente nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, na terça-feira.

No decorrer deste sábado, a altura de onda diminui e fica em torno de 1.5 a 2.0m com picos de 2.5m no Litoral Sul catarinense.

No domingo e segunda-feira há previsão de ventos fortes e mar muito agitado, com picos de onda de 3.0m, devido a um Ciclone Extratropical na costa do Uruguai e Sul do Rio Grande do Sul e o avanço da massa de ar polar (sistema de alta pressão) pelo Sul do Brasil, favorecendo o vento forte e constante junto ao Litoral de Santa Catarina.

Recomendações da Defesa Civil

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Geada forte e ampla: agricultores deverão tomar medidas preventivas. A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca divulga através do site as orientações sobre a onda de frio e geada.

Onda de frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças. Orientações para a população e prefeituras em como se proteger e agir em relação à onda de frio podem ser obtidas nos links da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação.

Gelo e neve na pista: O Batalhão da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina divulgou nota orientativa em relação à Operação Neve na pista 2013.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 4009-9816.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta