Aviso Meteorológico 21/05/2014

ATENÇÃO 19h – 21/05/14: Nas próximas 3 horas, pancadas de chuva com descargas elétricas e rajadas de vento no Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul de SC. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICO I: Entre esta quarta (21) até a manhã de sexta-feira (23), áreas de baixa pressão (cavado), e logo após a formação e passagem de uma frente fria pelo Estado de SC, favorecem condições para chuva moderada a forte por alguns momentos, temporais com granizo isolado e ventos fortes para todas as regiões, com rajadas de 60 a 90 km/h (mais fortes no Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul) e acumulados variando de 30 a 40mm, podendo ocorrer pontuais de 60 e 100 mm. Maior atenção as regiões Oeste e Meio-Oeste entre tarde/noite de quarta e na quinta-feira e, às regiões do Planalto Norte e Litoral Norte entre a quinta e madrugada/manhã de sexta-feira, com risco de alagamentos nas regiões citadas devido a problemas de drenagem urbana. Fonte: Epagri/Ciram

AVISO METEOROLÓGICO II: Na sexta-feira (23/05), há previsão de rajadas fortes de vento (quadrante Sul) de 60 a 80 km/h no litoral catarinense e agitação marítima, devido a presença de um ciclone extratropical no litoral Sul do Brasil, com picos de onda de 3.0 a 4.0m próximos à costa, com risco para navegação e atividades de pesca. As ondas mais altas se estendem para o fim de semana. Fonte: Epagri/Ciram

Untitled

Imagem: GOES -13 WV Realce2 20140521 1600GMT

Recomendações da Defesa Civil: 

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. 

Mar agitado: risco a navegação e a atividade de pesca.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: Epagri-Ciram

Quarta-feira (21/05): Variação de nuvens no decorrer do dia na maior parte de SC, com pancadas de chuva no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul começando pela manhã, mais intensas no período da tarde. Nas demais regiões a chuva ocorre no fim da tarde e noite.

AVISO: Risco de temporal com ventos fortes (rajadas de 60 a 90km/h), granizo isolado e descarga elétrica.

Sistema Meteorológico: formação de uma frente fria no RS.

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quinta-feira (22/05): Tempo instável com chuva moderada a forte por alguns momentos em SC, devido ao avanço de uma frente fria.

AVISO: Risco de temporal com ventos fortes (rajadas de 60 a 90km/h), granizo isolado e descarga elétrica. Chuva moderada a forte por alguns momentos podendo ocorrer pontuais entre 60 e 100mm, especialmente no Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte, com risco de alagamentos.

Sistema Meteorológico: frente fria passando por SC.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na sexta-feira (23/05), ainda ocorre chuva na madrugada e manhã no Litoral, Vale do Itajaí e Planalto Note, melhorando no decorrer do dia. Do Oeste ao Litoral Sul aberturas de sol devido a uma intensa massa de ar polar, que declina a temperatura. Aviso: há previsão de rajadas fortes de vento (quadrante Sul) de 60 a 80 km/h no litoral catarinense e agitação marítima, devido a presença de um ciclone extratropical no litoral Sul do Brasil, com picos de onda de 3.0 a 4.0m próximos à costa, com risco para navegação e atividades de pesca.

No sábado (24/05), tempo seco e frio com sol em SC.

No domingo (25/05), aberturas de sol e pancadas de chuva com temporais entre a tarde e noite devido a áreas de instabilidade.

Observação para o período: Há previsão de geada para as áreas altas do Estado nas madrugadas de sábado e domingo. O acumulado de chuva previsto para a manhã de sexta-feira e para a tarde de domingo varia de 20 mm a 40mm. No domingo risco de temporais isolados e queda de granizo. Na costa catarinense, o mar agitado e as ondas mais altas se estendem para o fim de semana.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.  

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil