Aviso Meteorológico 22/07/2013

Aviso Meteorológico I: Chuva com risco de alagamentos e deslizamentos no setor norte de SC.

Aviso Meteorológico II: Neve entre hoje e madrugada de amanhã em SC.

Aviso Meteorológico III: Vento e mar muito agitado no litoral catarinense.

Observação: Possibilidade de alagamentos isolados em Florianópolis, associado a maré.

sirene ativa  Avisos Meteorológicos voltados à Defesa Civil:

Fonte: Epagri/Ciram

Entre esta segunda (22) e o início de terça-feira (23) persiste a condição de chuva mais significativa no setor norte de SC devido a um cavado (área alongada de baixa pressão). No Planalto Norte e Litoral Norte, região que já choveu bastante nas últimas 48h, há previsão de chuva mais intensa com acumulados de 50 a 60mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores, sobretudo nas cidades mais próximas do PR, com risco de alagamentos e deslizamentos. No Vale do Itajaí, a previsão é de acumulado de chuva entre 20 e 40mm.

Aviso Meteorológico II: NEVE entre hoje e madrugada de amanhã em SC.

Neve: O frio aumenta ainda mais no decorrer da segunda-feira (22), o que aliado a elevada umidade, mantém a condição de neve e chuva congelada nas áreas altas do Planalto Sul, Oeste, Meio Oeste e Planalto Norte até o início da madrugada de terça-feira. No Planalto Sul há previsão de acumulo significativo de neve.

Geada: forte e ampla no Estado, no amanhecer de terça-feira (23) especialmente no Oeste, e nas demais regiões entre a noite de terça (23) e o amanhecer de sexta-feira (26), com prejuízos para agricultura e pecuária. Não se descarta a possibilidade de geada negra especialmente nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, principalmente na terça-feira (23).

Temperatura extrema: no período noturno desta segunda-feira (22) até a quinta-feira (25) há previsão de temperatura mínima próxima de 0°C e negativa em boa parte do estado. Mas é no amanhecer de quarta-feira (24) que se espera temperatura entre -10°C a -8°C especialmente em Urupema, Urubici, Painel, Bom Jardim da Serra e São Joaquim, dentre outras com altitude próxima a 1000 m. No Litoral, as mínimas podem variar entre 0°C a 4°C.

Atenção redobrada: risco de congelamento na pista em alguns trechos da Serra do Rio do Rastro, Corvo Branco, Dona Francisca, e trechos em cidades altas, no fim desta segunda (22) e madrugada de terça-feira (23).

Semana com alto risco para os moradores de rua devido ao frio intenso. Vale ressaltar que animais (domésticos e/ou que vivem ao ar livre) também necessitam de cuidados especiais.

Aviso Meteorológico III: Vento e mar muito agitado no litoral catarinense.

No decorrer desta segunda (22) e na terça-feira (23) há previsão de ventos moderados a fortes de sudoeste a sul e mar muito agitado no litoral catarinense, com picos de onda de 2.5 a 3.0m, devido a um Ciclone Extratropical entre a costa do Uruguai e sul do Rio Grande do Sul e o avanço da intensa massa de ar polar (sistema de alta pressão) pelo Sul do Brasil. O vento deve ser constante no período com rajadas de 60 a 80km/h, com risco para navegação e atividades de pesca.

Condição meteorológica e oceanográfica favorece novos alagamentos no sul da ilha de Santa Catarina, na rodovia Diomício Freitas que dá acesso ao aeroporto Hercílio Luz e CentroSul. Ventos do quadrante sul provocam o empilhamento da água junto a costa, o que associado à maré de sizígia e a altura de onda, pode resultar em novos alagamentos nesses locais nesta segunda-feira (14:51h) e na terça-feira (2:43h e 15:15h).

Recomendações da Defesa Civil

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Geada forte e ampla: agricultores deverão tomar medidas preventivas. A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca divulga através do site as orientações sobre a onda de frio e geada.

Onda de frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças. Orientações para a população e prefeituras em como se proteger e agir em relação à onda de frio podem ser obtidas nos links da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação.

Gelo e neve na pista: O Batalhão da Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina divulgou nota orientativa em relação à Operação Neve na pista 2013.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 4009-9816.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta