Aviso Meteorológico 21/08/2013

Aviso Meteorológico: chuva significativa e declínio da temperatura entre  o final da quinta-feira e domingo

A partir da tarde da próxima quinta-feira (22), uma frente fria avança pelo Sul do Brasil provocando pancadas de chuva, trovoadas e o declínio da temperatura.

Entre a sexta-feira (23) e domingo (25), a frente ficará estacionária na altura de SC e a previsão é de tempo instável com temporal isolado e chuva moderada a forte em alguns momentos, especialmente no Oeste, Planalto Sul e Sul do Estado, com acumulados significativos que podem exceder o esperado para o mês, em algumas horas, possibilitando o risco de alagamentos e deslizamentos nessas regiões. No domingo (25) retorna a condição de frio mais intenso. Essa previsão continua a ser avaliada nas próximas horas.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Tempestades: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Frio: cuidado especial com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças.

Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Previsão para a Defesa Civil

PREVISÃO PARA O DIA DE HOJE

Quarta-feira (21/08): Tempo seco com sol entre algumas nuvens e temperatura em elevação em SC, calor para época do ano.

Sem aviso.

Sistema Meteorológico: Condição pré-frontal (antecede a chegada de uma frente fria).

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE

Quinta-feira (22/08): Sol e calor com aumento de nuvens em SC. A partir da noite ocorre pancadas de chuva, começando pelo Oeste e Sul do Estado.

Aviso: rajadas de vento de 60 km/h.

Observação: risco de descargas elétricas.

Sistema Meteorológico: frente fria chega à noite em SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre sexta-feira (23) e domingo (25/08), tempo instável com chuva, moderada a forte em alguns momentos, alternando com períodos de melhoria. Aviso: temporal isolado com rajadas fortes de vento e granizo. Persiste a previsão de acumulados de 100 – 150 mm nesses dias, especialmente para o Planalto Sul e Litoral Sul, com risco de alagamentos e deslizamentos. Observação: risco de descarga elétrica. Temperatura em declínio, o frio mais intenso retorna ao Estado no domingo (25). Essa previsão continua a ser avaliada nas próximas horas.

Setor de Previsão de Tempo e Clima

Epagri/Ciram

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta