Aviso Meteorológico 21/10/2013

Aviso Meteorológico: Segunda-feira (21), risco de temporal isolado com ventania (acima de 60km/h), granizo e descargas elétricas, especialmente do Oeste ao Sul de SC

 Fonte: Epagri/Ciram

Segunda-feira (21/10), com tempo instável e condições de pancadas de chuva moderada a forte em alguns momentos, começando nesta manhã do Oeste ao Litoral Sul e nas demais regiões entre a tarde e noite, devido ao avanço de uma frente fria. Risco de temporal isolado com ventania (acima de 60km/h), granizo e descargas elétricas, especialmente do Oeste ao Sul de SC, onde estão previstos os maiores acumulados de chuva, entre 40 mm e 60 mm em média com pontuais maiores. No restante do Estado, o acumulado deve variar entre 20 mm e 30 mm em média. A semana será marcada por instabilidade e chuva frequente, com risco temporal isolado em boa parte dos dias.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda: 

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

defesa civil 

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil