Aviso Meteorológico 22/08/2013

Aviso meteorológico: chuva significativa com risco de temporal isolado especialmente no Oeste e Sul de SC entre sexta-feira (22) e domingo (25)

Aviso: mar muito agitado entre sexta-feira (23) e domingo (25)

Observação: declínio de temperatura a partir desta sexta-feira (23)

Fonte: Epagri/Ciram

A partir da noite de quinta-feira (22/08), o tempo muda em SC com pancadas de chuva e trovoadas, devido ao avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil, especialmente na divisa com o RS.

Entre a sexta-feira (23) e o domingo (25/08), a previsão é de tempo instável com temporal isolado e chuva moderada a forte em alguns momentos, com valores que podem exceder o esperado para o mês, em algumas horas.

Na sexta-feira (23), os valores de chuva acumulados variam entre 30 a 50 mm. No sábado (24), em média 20 a 30 mm em boa parte de SC, mas do Oeste ao Sul do Estado, os valores totais ficam entre 40 a 50 mm. No domingo (25/08), a média permanece em 20 a 30 mm, porém no Norte do Estado podem atingir 40 a 50 mm.

A previsão é que neste período, entre sexta-feira (23) e domingo (25/08), podem ocorrer acumulados que variam entre 70 e 130 mm. Caso se confirmem, algumas regiões podem sofrer com alagamentos, inundações e/ou deslizamentos. Recomenda-se acompanhar as contínuas atualizações dos avisos e eventuais alertas.

Aviso: mar muito agitado a grosso entre sexta (23) e segunda (26)

Na sexta-feira (23/08), ventos de NW a S, força 2 a 3 e rajadas de 30 a 50 km/h. Ondas de NE a S de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.5 a 3.0 m, mar muito agitado com risco a navegação de pequenas e médias embarcações.

No sábado (24/08), ventos de SE a NE, força 2 a 4 e rajadas de 40 a 50 km/h. Ondas de S de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.5 a 3.0 m, mar muito agitado com risco a navegação de pequenas e médias embarcações..

No domingo (25) e segunda-feira (26/08), vento de S e SE com rajadas de 50km/h e 70km/h. Onda de S com picos de 3.0 a 4.0 m, mais altos ao sul de Florianópolis. Mar muito agitado a grosso. Risco para navegação.

Observação para frio: A temperatura declina nesta sexta-feira (23/08) e a previsão é de que o final de semana seja frio úmido.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Tempestades: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Mar muito agitado: Risco à navegação de pequenas e médias embarcações.

Frio: cuidado especial com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

Previsão dos próximos dias voltada para a Defesa Civil

PREVISÃO PARA O DIA DE HOJE

Quinta-feira (22/08): Sol e calor com aumento de nuvens em SC. A partir da noite ocorre pancadas de chuva, começando pelo Oeste e Sul do estado.

Aviso: rajadas de vento de 60 km/h. Observação: à noite descargas elétricas.

Sistema Meteorológico: frente fria chega à noite em SC.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE

Sexta-feira (22/08): Tempo instável com céu encoberto e chuva de intensidade moderada a forte por alguns momentos ao longo do dia em todas as regiões.

Aviso: rajadas de vento de 50 a 60 km/h. Volume de chuva previsto variando entre 30 a 50 mm. Observação: descargas elétricas isoladas.

Sistema Meteorológico: frente fria no Litoral de SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Entre domingo (25) e segunda-feira (26/08), tempo instável com chuva, moderada a forte em alguns momentos, alternando com períodos de melhoria. Aviso: temporal isolado com rajadas fortes de vento e possibilidade de granizo e descargas elétricas. O volume esperado nestes dois dias varia entre 80 a 100 mm.

Na terça-feira (27/08), o tempo melhora em SC, com o avanço de uma massa de ar seco ao Sul do Brasil.

Setor de Previsão de Tempo e Clima

Epagri/Ciram