Aviso Meteorológico 23/05/2014

ATENÇÃO: Nesta sexta-feira (23/05), condição de rajadas de vento moderada (quadrante Sul) de 40 a 50 km/h do Planalto ao litoral catarinense, caracterizando agitação marítima, devido a presença de um ciclone extratropical no litoral Sul do Brasil, ondas na costa de 1,5m a 2,5m e picos de onda de 3.0 a 4.0m em oceano aberto, com risco para navegação e atividades de pesca. As ondas mais altas se estendem para o fim de semana. Fonte: Epagri/Ciram

230514 

Imagem: GOES -13 WV Realce1 20140523 1100GMT

Recomendações da Defesa Civil: 

Mar agitado: risco a navegação e a atividade de pesca.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL

Fonte: Epagri-Ciram

Sexta-feira (23/05): Muitas nuvens na maior parte de SC, com aberturas de sol no Oeste e meio oeste próximo ao RS e mais encoberto com chuva por alguns momentos em áreas próximas ao PR no Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, devido a um cavado (área alongada de baixa pressão) e a ventos fortes em níveis médios e altos da atmosfera.

Atenção: Vento moderado persistente de 40 a 50km/h do Planalto ao Litoral. Mar agitado com risco para navegação de pequenas embarcações.

Sistema Meteorológico: cavado área alongada de baixa pressão e avanço de sistema de alta pressão pela Argentina.

 

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sábado (24/05): Tempo firme com presença de sol. Temperaturas baixas.

Atenção: Mar agitado com risco para navegação de pequenas embarcações.

Observação: Na madrugada/manhã, previsão de geada nas áreas altas do Estado.

Sistema Meteorológico: frente fria passando por SC.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No domingo (25/05): Aberturas de sol e pancadas de chuva com temporais entre a tarde e noite devido a áreas de instabilidade.

Na segunda-feira (26/05): O tempo continua fechado com chuva persistente.

Na terça-feira (27/05): O tempo melhora com o avanço de uma massa de ar seco.

Observação para o períodoNa costa catarinense, o mar continua agitado e as ondas mais altas, e permanece o risco para navegação de pequenas embarcações. Há previsão de geada nas madrugadas/manhãs de sábado (25) e domingo (26) para as áreas altas do Estado. O acumulado de chuva previsto para a tarde de domingo (25) e na segunda-feira (26) varia entre 30 e 50mm, mais significativos no Oeste, Meio Oeste e no Litoral. Há risco de temporais e queda de granizo no domingo.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.  

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil