Aviso Meteorológico 23/08/2013

Aviso meteorológico: previsão de chuva com acumulados significativos especialmente do Centro ao Litoral Sul do Estado entre sexta-feira (23) e segunda-feira (26)

Aviso: mar agitado entre sexta-feira (23) e segunda-feira (26)

No decorrer desta sexta-feira (23/08), o tempo muda com risco de temporal isolado, ou seja, ventania acima de 60 km/h, chuva moderada a forte em alguns momentos, com valores de acumulados significativos, especialmente do Centro ao Litoral Sul do Estado, principalmente no Planalto e Litoral Sul.

O tempo instável deve se estender durante o final de semana com valores estimados em 30 a 50 mm no Planalto e Litoral Sul da manhã desta sexta-feira (23/08) até a manhã de sábado (24/08). Nas outras regiões do Estado, o acumulado é menor variando entre 20 a 30 mm.

Entre o início do sábado (24) e o início do domingo (25/08), a média é de 10 a 30 mm em boa parte de SC, mas do Oeste ao Sul, os valores totais previstos oscilam entre 40 a 50 mm.

De domingo (25) a segunda-feira 26/08), a média acumulada da chuva varia entre 10 a 20 mm no centro-norte de SC, e no Planalto Sul e o Litoral Sul do Estado podem atingir 40 a 50 mm.

A previsão é que neste período, entre sexta-feira (23) e segunda-feira (26/08), podem ocorrer acumulados que variam entre 70 e 130 mm. Caso se confirme, algumas regiões, principalmente o Planalto Sul, litoral Sul e Sul de SC, podem sofrer com alagamentos, inundações e/ou deslizamentos. Recomenda-se acompanhar as contínuas atualizações dos avisos e eventuais alertas.

O final de semana será frio e úmido. Aviso para mar agitado com altura de ondas de 1.0 a 2.0 m próximos ao Litoral e até 3.0 m em áreas mais afastadas da costa.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Tempestades: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Mar agitado: Risco à navegação de pequenas e médias embarcações.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

Previsão dos próximos dias voltada para a Defesa Civil

PREVISÃO PARA O DIA DE HOJE

Sexta-feira (23/08): Tempo instável com céu encoberto e chuva de intensidade moderada a forte por alguns momentos ao longo do dia no Oeste, Meio Oeste, Planalto e Litoral Sul. Nas demais regiões, nebulosidade variável com chuva entre a tarde e noite.

Aviso: rajadas de vento de acima de 60 km/h ao longo do dia. Volume de chuva médio de 20 a 30 mm em SC. Os maiores valores devem ocorrer no centro-sul do Estado com valores variando entre 30 a 50 mm, podendo trazer risco de alagamentos e deslizamentos em área vulneráveis. Mar agitado junto à costa. Observação: Descargas elétricas.

Sistema Meteorológico: frente fria em deslocamento pelo Sul do Brasil.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE

Sábado (24/08): Tempo instável com céu encoberto e chuva de intensidade moderada a forte por alguns momentos ao longo do dia no Oeste, Meio Oeste, Planalto e Litoral Sul. Nas demais regiões, chuva de intensidade fraca a moderada.

Aviso: Volume de chuva médio de 10 a 30 mm em SC. Os maiores valores devem ocorrer no centro-sul do Estado com valores variando entre 40 a 50 mm, podendo trazer risco de alagamentos e deslizamentos em área vulneráveis. Mar agitado junto à costa. Observação: Descargas elétricas.

Sistema Meteorológico: frente fria em SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

No domingo (25/08), o tempo continua instável com chuva moderada a forte em alguns momentos, alternando com períodos de melhoria. Aviso: temporal isolado com rajadas fortes de vento e chuva variando de 10 a 20 mm em no centro-norte de SC, e no centro-sul variando entre 20 a 30 mm.

Na segunda-feira (26/08), chuva no início do dia melhorando no decorrer do período entre Oeste e Sul do Estado. Nas demais regiões, chuva melhorando no período da noite. Observação: Rajadas fortes de vento. Aviso: Mar agitado junto à costa.

Na terça-feira (27/08), tempo encoberto melhorando no decorrer do dia entre o Oeste e Sul do Estado. Nas demais regiões, sol com chuva no início do dia. Observação: Rajadas fortes de vento. Aviso: Mar agitado junto à costa.

Setor de Previsão de Tempo e Clima

Epagri/Ciram