Aviso Meteorológico 23/10/2013

Atualização de Aviso Meteorológico: Entre a quarta-feira (23) e o sábado (26), risco de temporal isolado em SC

Entre a quarta-feira e o sábado (23 a 26/10), a previsão é de tempo instável e há risco de temporal isolado com vendaval, granizo e descarga elétrica.  Neste período os maiores acumulados de chuva devem ocorrer no Oeste e Sul de SC (áreas mais próximas ao RS). O sábado (26/10), é o dia com previsão de chuva mais intensa.

Fonte: Epagri/Ciram

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda: 

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

 

Previsão Voltada para Defesa Civil

Quarta-feira (23/10), predomínio de nebulosidade e condições de chuva na maioria das regiões, alternando com períodos de melhoria. Temperatura em elevação, com sensação de ar abafado devido a elevada umidade do ar.

Aviso: risco de temporal isolado com granizo e descarga elétrica.

Sistema Meteorológico: cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando SC.

Previsão para o dia seguinte:

Quinta-feira (24/10), céu encoberto com chuva no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões, condições de chuva especialmente na madrugada e a partir da tarde, alterando com períodos de melhoria e aberturas de sol. Temperatura mais elevada, com sensação de ar abafado devido a umidade.

Aviso: risco de temporal isolado com ventania (rajadas acima de 60km/h), granizo e descarga elétrica.

Sistema Meteorológico: avanço de uma frente fria por SC.

Previsão para os próximos dias:

Entre sexta-feira e sábado (25 e 26/10), o tempo segue instável com condições de chuva em SC, alternando com períodos de melhoria e aberturas de sol.

Os maiores acumulados de chuva estão previstos para o Oeste e para as regiões que fazem divisa com o RS, especialmente no sábado (26/10) devido à condição de chuva mais intensa. Aviso: risco de temporal isolado com granizo e descarga elétrica.

A partir de domingo (27/10), o tempo fica mais seco com períodos mais prolongados de sol no Estado, com chuva isolada no Litoral.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

defesa civil 

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil