Aviso Meteorológico 24/10/2013

Atualização de Aviso Meteorológico: Entre a quinta-feira (24) e o sábado (26), risco de temporal isolado com vendaval, possibilidade de granizo e descargas elétricas em SC

Entre a quinta-feira e o sábado (24 a 26/10), devido ao padrão atmosférico instável há risco de temporal isolado com vendaval, possibilidade de granizo e descargas elétricas em todo o Estado de SC.  Os volumes de chuva podem ser muito altos em intervalos curtos, o que podem causar problemas como alagamentos de ruas e deslizamentos de terra. Observação: a partir da tarde desta quinta-feira (24/10), as rajadas de vento sul podem chegar a 70 km/h no Litoral. Neste período (24 a 26/10), os maiores acumulados de chuva devem ocorrer no Oeste e Sul de SC (áreas mais próximas ao RS). No sábado (26/10), a chuva volta a ocorrer com maior intensidade.

Fonte: Epagri/Ciram

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL

Quinta-feira (24/10), céu encoberto com chuva em SC, alterando com períodos de melhoria no decorrer do dia. Os maiores acumulados de chuva estão previstos para o Oeste e Sul do Estado, em média de 20 mm a 40 mm nas próximas 24h. Temperatura mais elevada, com sensação de ar abafado devido a umidade, diminuindo no fim do dia.

Aviso: risco de temporal isolado com vendaval (rajadas acima de 60km/h), granizo e descargas elétricas. A partir da tarde entrada do vento sul com rajadas de 50 a 70 km/h.

Sistema Meteorológico: cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando SC e avanço de uma frente fria pelo litoral Sul do Brasil.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sexta-feira (25/10), condição de pancadas isoladas de chuva no Estado na madrugada e entre a tarde e noite especialmente no Oeste. No decorrer do dia, nebulosidade variável com chance de aberturas de sol na maioria das regiões. Temperatura mais amena.

Aviso: No Litoral, rajadas de vento sul de 50 a 70 km/h na madrugada e no Oeste, descargas elétricas.

Sistema Meteorológico: cavado (área alongada de baixa pressão) influenciando SC. Alta pressão no oceano.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No sábado (26/10), tempo instável com chuva em todas as regiões, moderada a forte em alguns momentos, devido a formação de um sistema de baixa pressão entre o RS e SC. Os maiores acumulados de chuva estão previstos para Oeste e Sul do Estado, em média de 40 mm a 60 mm, e nas demais regiões de 20 mm a 40 mm. Aviso: temporal isolado com granizo e descargas elétricas.

A partir de domingo (27/10), o tempo fica mais seco com períodos mais prolongados de sol em SC, com chuva isolada apenas no Litoral.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta