Aviso Meteorológico I: 02/09/2013

Aviso Meteorológico : segunda e terça-feira (02 e 03/09), risco de temporal, rajadas de vento e granizo isolado, especialmente nas regiões Oeste e Meio Oeste do Estado. 

Atenção: terça-feira (03/09), rajadas de vento de SW a SE de 60 a 80 km/h, mais intensas no Planalto Sul e Litoral Sul

Nesta segunda-feira (02/09), áreas de instabilidade, associadas a um sistema de baixa pressão no Paraguai, avançam de Oeste para Leste em SC, favorecendo risco de temporal, rajadas de vento e granizo isolado, especialmente nas regiões Oeste e Meio Oeste do Estado.

Na terça-feira (03/09), o tempo ainda fica instável com variação de nuvens, aberturas de sol e condições de chuva mal distribuída em SC, há o risco de temporal e granizo isolado no Oeste e Meio Oeste. Rajadas de vento de SW a SE de 60 a 80 km/h, mais intensas no Planalto Sul e Litoral Sul.

 Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda: 

 Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

 

Previsão Voltada para Defesa Civil

PREVISÃO PARA O DIA DE HOJE:

Segunda-feira (02/09), tempo mais fechado com pancadas de chuva a partir da manhã no Oeste e Meio Oeste. Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens e chuva mal distribuída entre a tarde e noite. A temperatura segue mais elevada no estado, especialmente no Litoral

Aviso: risco de temporal, rajadas de vento e granizo isolado, especialmente no Oeste e Meio Oeste.

Observação: risco de descarga elétrica.

Sistema Meteorológico: Áreas de instabilidade, associadas a um sistema de baixa pressão no Paraguai, avançando de oeste para leste em SC.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Terça-feira (03/09), o tempo ainda fica instável com variação de nuvens, aberturas de sol e condições de chuva mal distribuída em SC. O tempo melhora a partir do oeste e sul do estado no fim do dia. Temperatura em declínio entre tarde e noite.

Aviso: risco de temporal e granizo isolado no Oeste e Meio Oeste.

Atenção: rajadas de vento de SW a SE de 60 a80 km/h, mais intensas no Planalto Sul e Litoral Sul.

Observação: risco de descarga elétrica.

Sistema Meteorológico: Cavado (área alongada de baixa pressão) em SC e deslocamento de frente fria pelo Sul do Brasil. A partir da tarde avanço de uma massa de ar frio e seco por SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Entre a quarta (04) e sexta-feira (06/09), tempo mais seco na maioria das regiões, apenas com variação de nuvens e chance de chuva isolada, especialmente no período noturno e inicio da manhã entre a Grande Florianópolis e Litoral Norte por causa da circulação marítima. Atenção: temperatura mais baixa, especialmente no amanhecer de quarta (04) e quinta-feira (05) com mínima próxima de 0°C nas áreas altas do Planalto Sul e Meio Oeste, com condição de formação de geada.

Setor de Previsão de Tempo e Clima

Epagri/Ciram

 

defesa civil 

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil