Aviso Metoerológico 15/02/2014

Aviso meteorológico: previsão de chuva com volumes significativos para os próximos dias no Litoral Norte com risco de deslizamentos: Nos próximos dias o litoral catarinense permanece com previsão de chuva frequente, devido à influência da forte circulação marítima (ventos intensos de sudeste a leste vão manter o fluxo de umidade do mar em direção ao continente). Mesmo assim, ocorrerão períodos de melhoria com aberturas de sol na maioria dos dias. Entre este sábado e a próxima terça-feira, os maiores acumulados de chuva estão previstos para o Litoral Norte, especialmente nas áreas mais próximas do Paraná. Caso as previsões se confirmem há risco de deslizamentos no Litoral Norte.

Mar agitado com risco de ressaca e de inundações costeiras momentâneas associados à maré alta: Entre sábado e a segunda-feira (15 a 17/02) há condições de inundações costeiras e ressaca nas praias e regiões mais baixas do litoral de Santa Catarina.  Esses fenômenos estão relacionados a altura de onda entre 2 e 3m junto à costa, ventos do quadrante sul/sudeste e maré astronômica de sizígia. A chuva mais significativa no Litoral Norte pode potencializar o risco dessas inundações costeiras, porém estão restritas às áreas mais vulneráveis e devem ser momentâneas durante os picos de maré alta.  Fonte: Epagri/Ciram. Maiores detalhes acesse o link leia mais.

Previsão para a Defesa Civil

Sábado (15/02): Aviso: mar agitado, risco de ressaca no Litoral de SC. Observação: há risco de inundações momentâneas durante os picos de maré alta especialmente no Litoral Norte, e nos locais que comumente registram alagamentos, como a Rodovia Diomício Freitas, Centro de Eventos – CentroSul e praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Barra Velha, Ribeirão da Murta e Ribeirão Canhanduba em Itajaí, Avenida Atlântica de Balneário Camboriu.  associadas à chuva e maré alta especialmente no Litoral Norte. Ventos de sudeste a leste de 50 a 60km/h.

A previsão é de nebulosidade variável com aberturas de sol no decorrer do dia em boa parte do Estado. No Litoral persiste a condição de chuva, de forma mais contínua e com maiores acumulados nas próximas 24h no Litoral Norte, 20 a 30mm e no restante do Litoral – 10 a 20mm. Sistema Meteorológico: circulação marítima (ventos intensos de sudeste a leste vão manter o fluxo de umidade do mar em direção ao continente) influenciando o leste de SC.

Domingo (16/02): Aviso: Mar agitado com risco de ressaca. Observação: Há risco de inundações momentâneas associados à maré alta nas áreas costeiras mais vulneráveis. Ventos de sudeste a leste de 40 a 60km/h. Atenção: Previsão de acumulados significativos: Litoral Norte – 30 a 60mm, com risco de deslizamentos. Restante do Litoral – 10 a 20mm.

A previsão é de nebulosidade variável com aberturas de sol no decorrer do dia em boa parte do Estado. No Litoral persiste a condição de chuva, de forma mais contínua e com maiores acumulados no Litoral Norte. A temperatura segue mais amena.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Entre segunda e terça-feira persiste a condição de chuva mais frequente no Litoral de SC, por causa da circulação marítima. De forma mais isolada há chance de chuva no Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí. Nas demais regiões, nebulosidade variável com aberturas de sol. Na quarta-feira ainda há chance de chuva isolada no Litoral, no início e fim do dia, mas diminui a influência da circulação marítima. Temperatura mais amena no Litoral e em elevação no restante do Estado.

Previsão de acumulados de chuva:

Segunda-feira (17/02): Litoral Norte – 40 a 50mm. Restante do Litoral – 10 a 20mm

Terça-feira (18/02): Todo o Litoral – 10 a 20mm

Recomendações da Defesa Civil:

Mar agitado e ressaca: perigo a navegação e a atividades de pesca. Proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados ou inundados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta