Atualização Avisos e Alertas 23/09/2013

Alerta para risco de inundações no Planalto Norte, Vale do Itajaí

Alerta para risco de deslizamentos nas regiões mais vulneráveis de SC

Aviso para mar agitado entre terça (24) e quinta-feira (26)

Observação para queda de temperatura

Fonte: Epagri-Ciram

Alerta para risco de inundações no Planalto Norte

Apesar de ter cessado as chuvas o Rio Iguaçu em Porto União e Irineópolis, Rio Negro em Mafra estão em cota de alerta e subindo. A perspectiva é que nesta madrugada os rios em Irineópolis e Mafra ultrapassem as cotas de emergência.

Alerta de inundações no Vale do Itajaí

Conforme a última medição (19hs) os níveis dos rios em Rio do Oeste estão tendendo para a estabilidade em 9,77. Em Itajaí, deverão continuar ocorrendo inundações influenciadas pela água que está descendo em direção ao município e pela oscilação da maré.

Em Rio do Sul (10,26m), Taió (8,9m) e Blumenau (8,5m), que permanecem em cota de emergência os níveis dos rios estão baixando gradualmente.

Alerta para risco de deslizamentos de encostas

Diversos municípios da Grande Florianópolis, Litoral e Planalto Norte, Vale do Itajaí, Litoral Sul, Meio Oeste, Planalto e Litoral Sul registraram volumes significativos, com registro de deslizamentos em diversas localidades. A previsão é de chuva isolada em SC (acumulado de 5 a 10mm) nesta segunda-feira, mantendo risco de deslizamentos nestas regiões.

Observação para frio

Uma massa de ar frio de origem polar, que está na Argentina, avança em direção a Santa Catarina declinando a temperatura a partir da tarde e noite de hoje. Na terça-feira, a temperatura baixa aliada a umidade que permanece no estado, favorece a condição de neve na serra catarinense.

Aviso para mar agitado

Mar agitado entre terça e quinta feira, sendo que na quarta-feira o mar estará muito agitado, com o possibilidade de ressaca no Litoral Catarinense. Há risco para navegação de pequenas e médias embarcações.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Mar agitado: perigo a navegação de pequenas e médias embarcações em alto mar.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta