Avisos e Alertas 24/07/2013

Aviso Meteorológico: Mar agitado no litoral catarinense

Observação: Possibilidade de alagamentos no Litoral associado à maré alta

sirene ativa

Avisos e alertas voltados à Defesa Civil:

Fonte: SDC e Epagri/Ciram

Alerta: Risco de inundação em Mafra/SC

O Rio Negro em Mafra vem subindo lentamente, em virtude da chuva e neve registradas nos últimos dias e encontra-se nas últimas 3 horas na cota 7,43m, desde a última leitura às 12hs. Segundo a Defesa Civil Municipal, a primeira residênica começa a ser atingida com 7,40m. Por enquanto não há desabrigados ou desalojados e o rio mostra sinais de que está se estabilizando.

De acordo com a Epagri/Ciram pode ocorrer chuva fraca no Litoral Norte e no Planalto Norte a chance de chuva é menor. Desta forma, a inundação em áreas ocupadas deve ser pontual e de baixo intensidade. Nos outros municípios da região não há risco de inundações e boa parte dos níveis dos rios estão se estabilizando ou tendendo para queda nos níveis.

Aviso Meteorológico: Geada nas áreas altas de SC e frio

No amanhecer da sexta-feira ainda condições para ocorrência do fenômeno nas áreas altas do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí, com temperatura mínima variando entre 0°C e 3°C. Na sábado, a geada fica mais restrita ao Planalto Sul e Norte, devido a elevação das temperaturas em SC.

Aviso Meteorológico: Mar agitado no litoral catarinense

Na área de navegação e pesca o mar permanece agitado no litoral catarinense, com picos de onda de 1.5 a 2.5m, mais altos em torno de 3.0m no Litoral Norte com ventos mais fortes, nesta quinta e na sexta-feira.

Observação: Possibilidade de alagamentos e localizados nas áreas costeiras da Grande Florianópolis ao Litoral Norte devido à maré alta.

Persiste a condição de alagamento entre Florianópolis e o Litoral Norte, associado a maré alta, mas com menor intensidade e de forma mais localizada.

Recomendações da Defesa Civil:

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas. A Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca divulga através do site as orientações sobre a onda de frio e geada.

Onda de frio: atenção com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças. Orientações para a população e prefeituras em como se proteger e agir em relação à onda de frio podem ser obtidas nos links da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação.

Mar agitado: perigo a navegação de pequenas e médias embarcações em alto mar.

Inundações: Deve evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares inundados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 4009-9816.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta