Avisos e Alertas 27/06/2014

ALERTA 21:00hs: Rompimento da Barragem Vacaro – CGH (Central de Geração Hidroelétrica), no município de Ponte Serrada (Oeste), à aproximadamente 56 km em linha reta do município de Arvoredo (Oeste), porém é um trecho bastante sinuoso. O rompimento ocorreu em uma região remota e a onda de cheia deve passar por quatro PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) antes de chegar no município de Arvoredo. A onda de cheia já passou pela PCH Celulose Irani, elevando o nível do rio à jusante em 1,5m. A Defesa Civil Estadual está monitorando a passagem da onda de cheia pelas demais PCHs (Plano Alto, Alto Irani e PCH Arvoredo) em conjunto com os engenheiros responsáveis. A expectativa é que a onda de cheia chegue perto da 1h da manhã de sábado (28) em Arvoredo e as ações estão sendo tomadas pelos Maj. BM Marcos e Parizoto com a força tarefa do Corpo de Bombeiros Militar, junto à Defesa Civil Municipal e Estadual, que evacuaram preventivamente 27 famílias e 23 edificações comerciais na área ocupada até a cota de 3m acima do nível do rio. Qualquer novidade estará sendo continuamente atualizada.

AVISO 21h: Nas próximas, chuva persistente de intensidade fraca a moderada no Meio-Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

Alerta para inundações na Bacia do Rio do Peixe: Níveis dos rios estão voltando a subir na bacia do Rio do Peixe, tendo previsão de continuidade de chuva nas próximas horas. Leitura das 20:00hs em Joaçaba: 9,84m. As inundações também estão afetando os municipios de Videira, Herval Doeste, Ouro e Capinzal.

Alerta para inundações no Rio Uruguai: Em Itapiranga o nível do rio está em cota de emergência com 14,15m (21hs), estabilizado, e inundando áreas rurais e urbana do município. As inundações também estão afetando os municípios de Mondai e Palmitos.

Alerta para inundações em Passos Maia, Águas do Chapecó e Concórdia. Em Passos Maia o rio estava com a cota em 6,11m – 17hs e a régua foi danificada. 

Alerta para risco de inundações no Alto Vale do Itajaí: Em Taió o rio está em cota de emergência 8,16m e em Rio do Sul em cota de alerta, 7,21m, conforme a última leitura às 20hs. Barragens Oeste e Sul com três e duas comportas fechacas, respectivamente, e há perspectiva de inundações, por enquanto restritas apenas às áreas mais baixas da região.

ALERTA: Risco de deslizamento no Oeste, Meio Oeste (Vale do Rio do Peixe), Planalto Sul, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.  Nas últimas 72hs foram registradas chuva com volumes significativos especialmente em Chapecó (343mm), Joaçaba (296mm), Mondaí (289mm), Passos Maia (246mm). Além do Oeste e Meio Oeste, no Vale do Itajaí, Rio do Campo registrou 142mm, Salete 89mm, Mirim Doce 85mm, Taió 79mm e na Grande Florianópolis, Rancho Queimado 94mm, Alfredo Wagner 73mm, Planalto Sul 161mm em Painel e 150mm em Urupema. O solo está encharcado e há previsão de chuva persistente nas próximas horas.

AVISO METEOROLÓGICO INesta sexta-feira o tempo segue instável com chuva em SC, mais intensa e persistente no Oeste, Meio Oeste, Sul do Estado e Grande Florianópolis. No sábado a chuva mais persistente se concentra principalmente na Grande Florianópolis, Litoral Sul e Planalto Sul. Com as chuvas previstas até sábado, podem ainda ocorrer pontuais de 120 a 180 mm, como mostra a Tabela 1, com risco de alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos. Esses indicativos são revisados continuamente e recomenda-se o acompanhamento das atualizações dos boletins e possíveis avisos e alertas. Veja em Leia mais, a tabela com acumulados de precipitação previstos para os próximos dias em todas as regiões de SC.

AVISO METEOROLÓGICO II:  Entre o sábado e domingo a formação de um ciclone extratropical entre o Litoral do RS e SC, intensifica o vento do quadrante sul com rajadas de 70km/h a 100km/h, mais intensas em áreas mais afastadas da costa. O mar fica muito agitado com ondas de sul e altura de 1.5 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m ao sul de Florianópolis e em áreas mais distantes da costa. Não se descarta a possibilidade de RESSACA, principalmente no Litoral Sul de SC e do RS. As atividades de pesca com pequenas e médias embarcações fica expressamente desaconselhável neste período.

Tabela 1 – Acumulados de precipitação (mm) previstos para noite de sexta (27) e decorrer de sábado (28/06). 

 

Sexta

noite

Total

Sábado

 

Total

 
Regiões Min-Máx Min-Máx Min-Máx
Oeste 10-30 15-20 25-50
Meio Oeste 20-40 20-40 40-80
Planalto Norte 30-40 20-40 50-80
Alto Vale 30-40 30-40 60-80
Médio Vale 30-40 30-40 60-80
Litoral Norte 30-40 10-20 40-60
Grande Florianópolis 30-40 40-60 70-120
Litoral Sul 30-40 50-70 80-130
Planalto Sul 30-40 40-60 70-120

Fonte: Meteorologia Epagri/Ciram

 

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: Epagri-Ciram

Sexta-feira (27/06): Céu encoberto com chuva na maioria das regiões, moderada a forte em alguns momentos e persistente. Temperatura amena, em pequena elevação durante o dia.

AVISO:  Os maiores acumulados de chuva estão previstos para Oeste, Sul do Estado e Grande Florianópolis, próximo e acima de 100mm nas próximas 24h. Também há risco de alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos.

Sistema Meteorológico: forte instabilidade em SC, associada a um cavado (área alongada de baixa pressão) e o jato subtropical (ventos fortes em altitude).

 carta 20140627

Carta Sinótica – 27/06/2014 – 06h (UTC) – Fonte: Monitoramento Defesa Civil SC

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sábado (28/06): Céu encoberto com chuva em SC, em boa parte do dia. No Oeste o tempo melhora no fim do dia. A chuva mais intensa e volumosa está prevista para faixa leste do Estado, Planalto ao Litoral (40 a 70mm). Temperatura amena, em pequena elevação durante o dia.

AVISO: Ventos de sul de 70 a 100km/h no Planalto Sul e Litoral e agitação marítima devido a formação do ciclone extratropical. Risco de alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos.

Sistema Meteorológico: instabilidade associada a formação de um ciclone extratropical no Litoral Sul de SC.

 

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No domingo (29/06), nebulosidade variável com aberturas de sol e chuva isolada em SC, especialmente do Oeste ao Sul de SC e na Grande Florianópolis (5 a 10mm). Atenção: ventos mais forte no Litoral e mar agitado com risco de ressaca, especialmente no RS e Litoral Sul de SC.

 

Na segunda (30) e terça-feira (01/07), sol e poucas nuvens. Temperatura em declínio.

 

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil