Avisos e Alertas 27/08/2013

Alerta para risco de inundações em Araranguá

Alerta para risco de deslizamentos do Planalto ao Litoral

Aviso: forte agitação marítima nesta terça-feira (27)

Aviso Meteorológico: frio e risco de formação de geada nas madrugadas/manhãs de quarta (28) e quinta-feira (29) nas áreas altas do Estado

Avisos e Alertas da Defesa Civil

Alerta para risco de inundações em Araranguá

Emitido às 10:00 de 26/08/2013 e atualizado às 10:00 de 27/08/2013.

A última medição do Rio Araranguá (09:00 hs), está em cota de 2,54 m, tendo atingido o máximo de 2,60 m às 02:00 hs. Durante o dia de ontem foram retiradas cerca de 80 famílias das localidades afetadas. A Defesa Civil está monitorando continuamente os níveis dos rios.  Ainda há bastante água drenando da bacia, contudo, com a melhora do tempo gradualmente a situação deve se normalizar.

Alerta para risco de deslizamentos do Planalto ao Litoral

Emitido às 10:30 de 24/08/2013 e última atualização às 09:00 de 27/08/2013

O tempo melhora gradualmente ao longo desta terça-feira (27), com a entrada de uma massa de ar seco e frio, mas não se descarta a possibilidade de deslizamentos localizados em algumas áreas do Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, tendo em vista as chuvas registradas nas últimas 120 hs.

Os maiores valores registrados nas ultimas 120 hs (das 07h do dia 22/08/2013 até às 07 hs do dia 27/08/2013), conforme dados da Epagri/Ciram, foram observados em: Timbé do Sul* (220 mm), Morro da Igreja (212 mm), Araranguá (186 mm), Criciúma (189 mm), Urussanga (159 mm), São Joaquim (169 mm), Laguna (139 mm), Orleans (153 mm), São Martinho (118 mm), Bom Jardim da Serra (106 mm), Urupema (99 mm), Painel (95 mm), São Bonifácio (111 mm), Jaraguá do Sul (75 mm) e Rio do Campo (97 mm). * Timbé do Sul sem dados das últimas 24 hs.

Aviso: forte agitação marítima nesta terça-feira (27)

Nesta terça-feira (27/08), agitação marítima intensa com risco para navegação no litoral catarinense, com altura de ondas de 2 m próximos ao litoral e picos de 3 a 4 m em áreas mais afastadas da costa. Ao longo da quarta-feira (28) a agitação marítima diminui gradualmente.

Aviso Meteorológico: frio e risco de formação de geada nas madrugadas/manhãs de quarta (28) e quinta-feira (29) nas áreas altas do Estado

Na quarta (28) e quinta-feira (29/08), o centro da massa de ar polar, seco e frio, mais próximo de SC, favorece temperaturas negativas e formação de geada nas madrugadas e manhãs nas áreas altas do Estado.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Mar agitado: risco à navegação e a atividade de pesca.

Geada: Produtores rurais devem adotar medidas preventivas.

Onda de frio: cuidado especial com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta