Avisos e Alertas 28/06/2014

AVISO 17:45h: Chuva persiste nas próximas horas, mais intensa no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

AVISO METEOROLÓGICO: Neste sábado ainda ocorre chuva em SC, porém com valores menos significativos em relação aos últimos dias na maioria das regiões. Como mostra a Tabela 1, o Planalto Sul e o Litoral Sul são as regiões onde se espera o maior acumulado de chuva para hoje. A boa notícia é que a partir de domingo o tempo melhora com sol em boa parte do Estado, embora ainda possa ocorrer chuva fraca e isolada com valores em torno de 5mm. Veja volumes de chuva previstos para sábado em Leia mais. 

AVISO METEOROLÓGICO II:  Entre este sábado (28) e domingo (29/06), a formação de um ciclone extratropical entre o Litoral do RS e SC, intensifica o vento do quadrante sul com rajadas de 70km/h a 100km/h, mais intensas em áreas mais afastadas da costa. O mar fica muito agitado com ondas de sul e altura de 1.5 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m ao sul de Florianópolis e em áreas mais distantes da costa. Não se descarta a possibilidade de RESSACA, principalmente no Litoral Sul de SC e do RS. As atividades de pesca com pequenas e médias embarcações fica expressamente desaconselhável neste período. 

ALERTA: Risco de deslizamento no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte, Litoral Sul, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.  Nas últimas 120hs foram registradas chuva com volumes significativos, nessas regiões, especialmente em Chapecó (410mm), Mondai (351mm) , Joaçaba (345mm), Ouro (291mm), Taió (156mm), Rio do Sul (153mm), Alfredo Wagner (161mm), Rancho Queimado (148), Porto União (134mm), São Joaquim (209mm), Painel (194mm), Araranguá (139mm). O solo está encharcado e há previsão de chuva persistente nas próximas horas.

Alerta para risco de inundações no Alto Vale do Itajaí: Em Taió o rio está em cota de emergência 8,89m (21hs) se elevando lentamente. Em Rio do Sul o rio está com 9,09m (21h) em cota de emergência se elevando. Barragem Oeste opera com todas as 7 comportas fechadas e Barragem Sul com 2 comporta aberta e 3 comportas fechadas.

Alerta para risco de inundações em Lages nos Rios Cará, Passo Fundo e Ponte Grande.

Alerta para inundações no Rio Uruguai: Em Itapiranga o nível do rio está em cota de emergência com 14,47m (17hs), subindo lentamente em torno de 8cm/h. As inundações também estão afetando os municípios de Mondai e Palmitos.

Inundações na Bacia do Rio do Peixe: Níveis dos rios estão tendendo à baixar na bacia do Rio do Peixe. Leitura das 11:15hs em Joaçaba: 8,76m.

Alerta para inundações em Passos Maia, Águas do Chapecó e Concórdia. Em Passos Maia o rio está baixando com a cota em 6,06m – 9hs. 

CESSAR ALERTA 08:00hs: Rompimento da Barragem Vacaro – CGH (Central de Geração Hidroelétrica), no município de Ponte Serrada (Oeste).

O rompimento ocorreu em uma região remota e a onda de cheia passou por quatro PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) antes de chegar no município de Arvoredo de forma atenuada. A onda de cheia passou pela PCH Celulose Irani durante a tarde do dia 27, elevando o nível do rio à jusante em 1,5m, e pela PCH Plano Alto, onde elevou a lâmina d’água em 80cm entre às 16hs e 20hs do dia 27/06 e se estabilizando às 22hs. Às 24hs iniciou o processo de descida do nível. Entre às 3-4hs do dia 28 o nível do rio na PCH Alto Irani iniciou a tendência de descida. Todas as PCHs à montante estão com os níveis baixando e portanto não há mais risco de elevação do nível do rio em Arvoredo em virtude do rompimento da CGH Vacaro.

 

Tabela 1 – Acumulados de precipitação (mm) previstos para noite de sexta (27) e decorrer de sábado (28/06). 

   

Sábado

 

Total

 
Regiões   Min-Máx  
Oeste   20-50  
Meio Oeste   30-40  
Planalto Norte   20-30  
Alto Vale   20-40  
Médio Vale   20-40  
Litoral Norte   10-20  
Grande Florianópolis   30-50  
Litoral Sul   50-70  
Planalto Sul   40-60  

Fonte: Meteorologia Epagri/Ciram

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

 

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: Epagri-Ciram

Sábado (28/06): Céu encoberto com chuva em SC, porém com menores acumulados em relação aos últimos dias. Hoje a chuva ainda pode ser mais persistente e intensa no Planalto Sul e Litoral Sul (40 a 70mm). Temperatura amena, em pequena elevação durante o dia.

AVISO:  No fim do dia rajadas de vento de 70 a 100km/h em SC e agitação marítima. Risco de alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos.

Sistema Meteorológico: instabilidade associada a formação de um ciclone extratropical no Litoral Sul de SC.

carta 20140628

Carta sinótica – 28/06/2014 – 06h (UTC) – Fonte: Monitoramento Defesa Civil SC

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Domingo (29/06): Nebulosidade variável com aberturas de sol e chuva isolada em SC, especialmente do Oeste ao Sul de SC e na Grande Florianópolis (em torno de 5mm).

AVISO: Ventos de NW a S com rajadas de 70 a 100km/h, mais intensas no Planalto Sul e Litoral. Mar agitado com risco de ressaca no Litoral ao sul de Florianópolis.

Sistema Meteorológico: ciclone extratropical no Litoral do RS. Avanço de uma massa de ar seco no decorrer do dia.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Entre a segunda (30) e quarta-feira (02/07), sol e poucas nuvens. Temperatura mais baixa, com chance de geada isolada nas áreas altas do Planalto Sul, nas madrugadas de terça (01) e quarta-feira (02/07).

Aviso para segunda-feira (20/06): mar agitado com risco de ressaca no Litoral ao sul de Florianópolis.

 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056. 

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil