Avisos e Alertas 29/06/2014

ALERTA: Risco muito alto de deslizamento no Oeste e Meio Oeste. Volume de chuva no Oeste e Meio Oeste dos últimos dias foi excepcional, e mesmo com o cessar das chuvas fortes continuam ocorrendo deslizamentos. Há condição de chuva isolada e fraca na região. Os maiores volumes foram registrados em Chapecó (421mm), Mondaí (425mm), Joaçaba (345mm), Ouro (293mm) Ibiam (286mm), São Miguel do Oeste (285mm) e Águas Frias (270mm).  No Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, ATENÇÃO para risco de deslizamentos.

AVISO METEOROLÓGICO I: Rajadas de vento acima de 60km/h em todas as regiões de SC entre a tarde e noite deste domingo.

AVISO METEOROLÓGICO II:  Entre domingo e a segunda-feira à presença de um ciclone extratropical entre o Litoral do RS e SC, intensifica o vento do quadrante sul com rajadas de 60 a 70 km/h com rajadas que podem ultrapassar 100km/h em áreas mais afastadas da costa.Durante o domingo e na segunda-feira o mar fica agitado a muito agitado no litoral de SC, com ondas de sul, altura de 1.5 a 2.5 m e picos de 3.0 a 4.0 m ao sul de Itajaí e em áreas afastadas da costa. As atividades de pesca com pequenas e médias embarcações são expressamente desaconselháveis neste período. Há risco de RESSACA principalmente ao sul de Itajaí e no litoral do RS.Fonte: Epagri/Ciram

ALERTA para risco de inundações no Vale do Itajaí: Em Rio do Oeste, o nível do rio está subindo lentamente, tendendo para estabilidade. Conforme última leitura o rio está com cota de 9.28 subindo com menos de 1cm/h. Em Rio do Sul e Rio do Oeste os níveis estão baixando.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL

Inundações e Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Mar agitado: perigo a navegação e a atividade de pesca.

Ressaca: proteger embarcações e apetrechos de pesca e maricultura. Atenção para edificações, infraestruturas e vias em áreas de vulneráveis à erosão e inundações costeiras.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – Fonte: Epagri-Ciram

Em atualização

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta