Atenção 19/08/2013

Atenção para chuva significativa e declínio da temperatura entre quinta-feira (22) e domingo (25)

Fonte Epagri/Ciram

A partir da tarde da próxima quinta-feira (22), uma frente fria avança pelo Sul do Brasil provocando pancadas de chuva, trovoadas e o declínio da temperatura.

Entre a sexta-feira (23) e domingo (25), a frente ficará estacionária na altura de SC e a previsão é de tempo instável com temporal isolado e chuva moderada a forte em alguns momentos, com acumulados significativos que podem exceder o esperado para o mês, em algumas horas. Essa previsão será avaliada ainda nos próximos dias.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Tempestades: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Frio: cuidado especial com população mais vulnerável, como moradores de rua, famílias carentes, idosos e crianças. Orientações para a população em como se proteger e agir em relação à onda de frio podem ser obtidas nos links da Secretaria de Estado da Saúde.

Alagamentos e inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias, evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Previsão para a Defesa Civil

PREVISÃO PARA O DIA DE HOJE

Segunda-feira (19/08), no decorrer do dia o sol aparece entre algumas nuvens na maioria das regiões. A nebulosidade continua mais presente na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte, com chance de chuva fraca entre a Grande Florianópolis e Litoral Norte. Temperatura em elevação durante o dia.

Sem aviso.

Sistema Meteorológico: sistema de alta pressão (massa de ar polar) com centro no oceano, favorecendo a entrada de umidade no Litoral (circulação marítima).

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE

Terça-feira (20/08), nevoeiros isolados na madrugada e amanhecer e chance de chuvisco entre a Grande Florianópolis e Litoral Norte. No decorrer do dia, sol entre algumas nuvens em todo o estado. Temperatura em elevação.

Sem aviso.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Na quarta-feira (21/08), sol entre nuvens e temperatura em elevação em SC. Na quinta-feira (22/08), sol e calor com aumento de nuvens, chuva a partir da tarde do Oeste ao Litoral Sul e a noite nas demais regiões. Atenção: tarde e noite com risco de descarga elétrica. Na sexta-feira (23/08), tempo instável com chuva, moderada a forte em alguns momentos. Atenção: descarga elétrica e temporal isolado. Temperatura em declínio.

Atenção para sábado e domingo (24 e 25/08): o tempo permanece instável com chuva forte no Estado, com acumulados que podem superar 100 – 150 mm, com risco de alagamentos e deslizamentos. Essa previsão será avaliada ainda nos próximos dias, acompanhe.

Setor de Previsão de Tempo e Clima

Epagri/Ciram

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta