Aviso Meteorológico 23.01.2014

Aviso 19h de 23/01/2014: Pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica e risco de temporal e granizo do Meio-Oeste ao Litoral de SC até às 22h desta quinta-feira.

   Aviso meteorológico: O forte calor associado à alta umidade relativa do ar, favorece a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas, queda de granizo e rajadas de vento em pontos localizados de SC a partir da tarde desta quinta-feira (23). Já entre a sexta-feira (24) e sábado (25), o risco de temporal aumenta com a passagem de uma frente fria, acontecendo de forma mais generalizada. O choque deste sistema frontal com a forte massa de ar quente sobre o Sul do país favorecem as rajadas de vento acima de 70 km/h, bastante atividade elétrica na atmosfera (raios), chuva forte num curto espaço de tempo e queda de granizo.

Fonte: Epagri/Ciram

  Tempestades com descargas elétricas, granizo e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Previsão Voltada para Defesa Civil:

Quinta-feira (23/01): Sol e muito calor em SC. A partir da tarde, aumento rápido de nebulosidade com previsão de pancadas de chuva com trovoadas, típicas de verão. Aviso para calor intenso, temperatura máxima acima de 35°C em boa parte de SC. Há risco de temporais localizados. Sistema Meteorológico: sistema de alta pressão e aproximação de frente fria pelo RS.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sexta-feira (24/01): Sol e muito calor em SC. A partir da tarde, aumento rápido de nebulosidade com previsão de pancadas de chuva com trovoadas, típicas de verão. Aviso para calor intenso, temperatura máxima acima de 35°C em boa parte de SC. Há risco de temporal generalizados em SC. Sistema Meteorológico: sistema de alta pressão e passagem de uma frente fria pelo RS.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Durante o sábado (25) e no domingo (26) áreas de baixa pressão no litoral catarinense, que ganharam força com a passagem da frente fria, mantém variação de nuvens com chuva, principalmente entre a tarde e noite, com risco de temporais com descarga elétrica. Aviso: pancadas de chuva, descarga elétrica, queda de granizo e rajadas de vento de 60 e 70km/h associado aos temporais.

Na segunda-feira (27), chuva isolada na madrugada e em forma de pancadas de chuva com trovoadas entre tarde e a noite em SC.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil

 

: Pancadas isoladas de chuva com descarga elétrica e risco de temporal e granizo do Meio-Oeste ao Litoral de SC até às 18:30h desta quinta-feira.