Aviso para risco de chuva forte 02/08/2013

Aviso para risco de chuva forte, temporal isolado e rajadas fortes de vento entre o final da tarde de sexta-feira (02/08) e manhã de domingo (04/08).

Aviso para o risco de temporal isolado nesta sexta-feira (02/08) entre o fim da tarde e a noite no Oeste e Meio Oeste e a noite no Planalto e Litoral Sul, devido ao avanço de uma frente fria.

Na madrugada de sábado (03/08) há condições de pancadas isoladas de chuva nas áreas que fazem divisa com o RS e a partir da tarde em todas as regiões do Estado, começando pelas regiões mais próximas ao PR. Aviso para o risco de chuva forte, temporal isolado com atividade elétrica na atmosfera (raios) e queda de granizo.

Os maiores acumulados de chuva estão previstos entre a noite de sábado (03/08) e a manhã de domingo (04/08) com 30 a 60mm em média.

PREVISÃO PARA O DIA DE HOJE:

Sexta-feira (02/08): Presença de sol e temperatura em rápida elevação em SC, calor para época do ano. No decorrer da tarde, aumento de nuvens no estado com condições de pancadas de chuva entre o fim da tarde e noite no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

Aviso: Entre a tarde e noite: descarga elétrica. Risco de temporal isolado com rajadas fortes de vento (acima de 60km/h) nas áreas mais próximas ao RS.

Sistema Meteorológico: Frente fria, em formação no RS, atinge o sul de SC no fim do dia.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sábado (03/08): Nebulosidade variável com aberturas de sol na maioria das regiões. Do Oeste ao Litoral Sul, condições de chuva na madrugada e no fim do dia. No restante do estado, condições de chuva entre a tarde e noite, começando pelas áreas mais próximas ao Paraná. A temperatura diminui no decorrer do dia.

Aviso: Entre a tarde e noite descarga elétrica. Risco de chuva forte e temporal isolado. No Planalto Sul e Litoral rajadas de vento sudoeste/sudeste de 50 a 70km/h.

Sistema Meteorológico: Frente fria no oceano e formação de um cavado (área alongada de baixa pressão) entre PR e SC.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

Na madrugada e manhã de domingo (04/08), o tempo permanece instável com chuva na maioria das regiões.

Aviso: para o risco de chuva forte na madrugada no leste do Estado.

O tempo melhora com aberturas a partir da tarde de domingo.

Na segunda-feira (05/08), sol entre nuvens e chance de chuva isolada à noite do Oeste ao Litoral Sul.

Na terça-feira (06/08), chuva em todas as regiões na madrugada e manhã, melhorando com sol no decorrer do dia.Temperatura mais amena nesses dias.

Fonte: Epagri/Ciram

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

Tempestades com descargas elétricas e vento: permanecer em em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas plublicitarias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos. 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 4009-9816. 

 

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil