logo dedcnova

logo sc sdc






Glossário da Defesa Civil

Pesquisar termos do glossário (expressão regular permitida)
Começa com Contenha Termo exato
Todos A B C D E P R S
Página:  1 2 3 Próxima »
Termos Definição
ABALO SÍSMICO

Movimentos naturais da crosta terrestre, que se propagam por meio de vibrações. Podem ser percebidos diretamente pelas pessoas ou por meio de instrumentos especiais chamados sismógrafos. Anualmente são registrados cerca de 1 (um) milhão de abalos sísmicos, do quais cerca de 5.000 são percebidos pelo homem e 20 a 30 são de efeitos danosos. A intensidade dos terremotos é bastante variável, e os fatores que nela mais influem são: a magnitude da energia liberada, a distância do epicentro, a profundidade do hipocentro e as características das rochas. Assim, quanto maior a distância, menor a intensidade e, quanto mais resistentes as rochas, menores os danos causados. A intensidade pode variar desde a imperceptível pelo homem até aquela cujos efeitos podem destruir cidades inteiras, como os famosos terremotos ocorridos em Lisboa (1755), San Francisco (1906), Tóquio (1923) e Manágua (1972). Atualmente, a escala mais utilizada para medir a intensidade dos abalos sísmicos é a Escala de Mercalli, que mede os danos provocados por terremotos. Os danos podem ser humanos, materiais ou ambientais (geológicos). Nos primeiros casos, podem ocorrer mortes, ferimentos, desmoronamentos de casas e edifícios, ruptura de tubulações de água, gás ou esgoto, incêndios etc. No segundo caso, os efeitos no relevo são geralmente pequenos (embora em alguns casos possam ser de grandes proporções). Normalmente são do tipo deslizamento, desmoronamento, formação de fendas no solo etc. (V. Escala de Richter).

ABASTECIMENTO

Atividade logística relacionada com o fornecimento de recursos materiais necessários a uma determinada operação. Compreende ações como estimativa de necessidades, padronização de itens de suprimento, aquisição, recepção e verificação do material adquirido, estocagem, distribuição e controle de níveis de estoque e do consumo dos diferentes itens de suprimento

ABERRAÇÃO GENÉTICA

Alteração produzida por poluentes tóxicos ou radioativos, nos cromossomos das células germinativas de seres vivos, inclusive do homem, responsáveis pela transmissão de anomalias à descendência (progênie).

ABLAÇÃO

Processos combinados, tais como fusão e sublimação, que eliminam a neve ou o gelo de uma geleira ou de um campo de neve. Também utilizado para exprimir a quantidade de neve ou gelo, perdida por esses processos. 2. Redução do equivalente em água da cobertura de neve, por fusão, evaporação, vento e avalanches.

ABRASÃO

Ato ou processo de desgaste por fricção ou os efeitos resultantes desse fenômeno, com o movimento de detritos, devido à ação de curso d´água (abrasão pluvial), correntes marítimas e ondas (abrasão marinha), gelo (abrasão glacial), vento (abrasão eólica). 2. Processo através do qual o material em trânsito nos rios é erodido, formando partículas progressivamente menores, ao atritar com as superfícies rochosas. A abrasão facilita a suspensão e o transporte das partículas.

ABRASIVO

Material que produz desgaste por choque ou atrito. Os mais utilizados na indústria são: diamante, quartzo, sílex e granada.

ABRIGADO

Situação de uma pessoa afetada por dano ou ameaça de dano em sua habitação e que, após realizada a triagem socioeconômica e definida a necessidade, é encaminhada a um abrigo.

ABRIGO

Local ou instalação que proporciona hospedagem a pessoas necessitadas. Em linguagem militar, local que proporciona proteção contra o fogo (tiros e bombas) e contra as vistas (observação) do inimigo.

ABRIGO TEMPORÁRIO

Abrigo organizado numa instalação fixa e adaptado para esta finalidade, por um período determinado.

ACAMPAMENTO

Abrigos temporários constituídos de barracas.

Página:  1 2 3 Próxima »
Glossary 2.8 uses technologies including PHP and SQL

© 2012 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |