logo dedcnova

logo sc sdc




AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC - 17.07.2017

nowcasting

SEM AVISOS

 _________________________________________________________________

Acompanhe diariamente os boletins meteorológicos diários e de curtíssimo prazo (1 a 3 h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da SDC e EPAGRI/CIRAM

 _________________________________________________________________

 AVISO METEOROLÓGICO - EPAGRI/CIRAM 

INÍCIO DA SEMANA COM FRIO INTENSO E GEADA!

VENTO FORTE E AGITAÇÃO MARÍTIMA !

 

AVISO 1: DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA E NEVE

Inicio: 17/07/2017 às 11:00 h

Fim: 18/07/2017 às 03:00 h

Regiões: TODAS DE SC.

Previsão: Declínio acentuado de temperatura, com mínima ocorrendo no final do dia e início da madrugada de terça (18/07/2017) no Estado, devido ao avanço de uma intensa massa de ar polar. O vento sul, moderado com rajadas de 50 a 70 km/h, aumenta a sensação de frio.

*Condição de neve entre o final da manhã/início da tarde de segunda-feira (17/07/17) e início da madrugada de terça (18/07/17), nas áreas altas de SC, em especial na serra catarinense. Possibilidade de acumulado de neve.

_________________________________________________________

AVISO 2: FRIO INTENSO E GEADA

Inicio: 18/07/2017 às 00:00 h

Fim: 19/07/2017 às 10:00 h

Regiões: TODAS DE SC.

Previsão: Temperatura baixa, negativa (-3°C a -8°C) com geada ampla nas áreas altas do Oeste ao Planalto; próxima de 0°C com geada no Alto e Médio Vale do Itajaí e região serrana de Florianópolis. O frio também será intenso no Litoral, com temperatura mínima de 2°C a 6°C e condição de geada isolada. Possibilidade de congelamento na pista nas áreas altas do Planalto Sul.

Publicação17/07/2017 ás 09h00min - Acompanhar atualizações de boletins!

Marcelo Martins -  Meteorologista Epagri/Ciram

_________________________________________________________________

 ATENÇÃO MARÍTIMA - EPAGRI/CIRAM

VENTO FORTE E AGITAÇÃO MARÍTIMA NO LITORAL DE SC

Inicio: 17/07/2017 às 14:00h

Fim: 18/07/2017 às 12:00h 

Região: LITORAL DE SC.

Vento: virando para sudoeste/sul com rajadas de 60 a 70 km/h.

Mar: muito agitado com ondas em torno de 2,0 a 3.0 m e picos de 3,5 a 4,0 m, mais alta afasta da costa. Condição desfavorável para pequenas e médias embarcações.

Sistema:  passagem de frente fria no litoral sul do Brasil e a chegada de uma alta pressão (massa de ar frio e seco).

Publicação17/07/2017 ás 14h30min - Acompanhar atualizações de boletins!

Clóvis Corrêa -  Meteorologista Epagri/Ciram

  _________________________________________________________________

Recomendações da Defesa Civil SC:

Frio Intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Procurar abrigo aquecido. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene freqüente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio e devem estar mais atentas. 

Neve e Congelamento de pista: motoristas que transitam nas estradas catarinenses, tenham a máxima cautela, transitando com velocidade reduzida e atenção redobrada. Ao se deparar com gelo sobre a pista, não prossiga. Evite transitar durante a noite, uma vez que a visibilidade fica prejudicada. Observe placas de sinalização que indicam possibilidade de gelo sobre a pista. Observar interrupção de tráfego de veículos em trechos de rodovias na presença de neve ou gelo sobre a pista.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Mar agitado: Perigo a navegação de pequenas e médias embarcações.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

 _________________________________________________________________

 AVISO E PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC - EPAGRI/CIRAM 

  (Acompanhe também nas Redes Sociais: Facebook - Twitter - Instagram)

Temperatura em declínio acentuado

Condição de neve nas áreas altas de SC

 

Segunda-feira (17/07) - AVISO PARA DECLÍNIO ACENTUADO DE TEMPERATURA E NEVE

Tempo: instável com chuva fraca e mal distribuída em SC. Melhorando em algumas áreas no decorrer da noite.

Temperatura: em declínio acentuado em todo o Estado, com o avanço de uma intensa massa de ar frio de origem polar. A mínima ocorre à noite. Há previsão de neve, nas partes altas de SC, especialmente no Planalto Sul, entre à tarde e noite, devido à elevada umidade do ar e temperatura baixa. (ver Aviso Meteorológico).

Vento: sudoeste a sul, moderado com rajadas de 50 a 70 km/h, aumentando a sensação de frio.

Mar: Muito agitado com ondas em torno de 2,0 m e picos de 2,5 a 3,0 m, mais altas ao sul de Florianópolis. Condição desfavorável para pequenas e médias embarcações.

Sistema: Frente fria em deslocamento por SC e chegada de uma alta pressão (massa de frio polar).

  

Terça-feira (18/07) - AVISO PARA FRIO INTENSO E GEADA

Tempo: No início da madrugada com chuva fraca isolada, diminuindo gradativamente já na madrugada nas áreas altas do Estado. Há uma pequena chance de neve, nas partes altas de SC, no início da madrugada. (ver Aviso Meteorológico)Nas demais áreas presença de céu com poucas nuvens no decorrer da manhã.

Temperatura: declínio acentuado em todo o Estado, devido á intensa massa de ar frio de origem polar. A mínima volta a ser na madrugada, com valores negativos na maior parte de SC. Condições de geada nas áreas altas no período noturno.

Vento: sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas de 40 a 50 km/h, diminuindo gradativamente no decorrer do dia.

Mar: Muito agitado com ondas em torno de 2,0 m e picos de 2,5 a 3,0 m, mais altas ao sul de Florianópolis. Condição desfavorável para pequenas e médias embarcações.

Sistema: alta pressão predomina (massa de frio polar).

 

Quarta, quinta e sexta-feira (19, 20 e 21/07) - OBSERVAÇÃO PARA FRIO INTENSO E GEADA

Tempo: massa de ar seco e frio deixa o tempo estável e ensolarado em SC.

Temperatura: baixa em todo o Estado. Mínima negativa com geada ampla nas áreas altas do Oeste aos Planaltos e nas partes altas da Grande Florianópolis Serrana; com geada isolada no Alto e Médio Vale do Itajaí e Litoral catarinense.

Vento: sudeste a nordeste, fraco.

 

TENDÊNCIA de 22 a 31 de julho de 2017

Período com tempo seco em SC, em boa parte dos dias, mantendo-se o predomínio de sol e a ausência de chuva no Estado. A partir do dia 22/07, a temperatura volta a subir gradativamente com o deslocamento da massa de ar frio para o oceano. Em geral, as frentes frias estarão se deslocando na altura do Uruguai e RS durante o período, trazendo chuva para essas regiões e com pouca influência em SC.

Clóvis Corrêa – Meteorologista

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.

defesa civil

Gerência de Monitoramento e Alerta
Diretoria de Prevenção 
Secretaria de Estado da Defesa Civil


© 2012 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |