logo dedcnova

logo sc sdc

Logística e Mobilização

DIRETORIA DE RESPOSTA AOS DESASTRES

Segundo o Glossário de Defesa Civil, Estudos e Riscos e Medicina de Desastres (2009), a Resposta aos Desastres compreende o “conjunto de ações desenvolvidas imediatamente após a ocorrência de desastre e caracterizadas por atividades de socorro e de assistência às populações vitimadas e de reabilitação do cenário do desastre, objetivando o restabelecimento das condições de normalidade”.

Podemos dividir, portanto, as ações de resposta aos desastres em três eixos fundamentais:

1.    SOCORRO
2.    ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA
3.    REABILITAÇAO

ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA

As atividades de assistência às populações afetadas compreendem:

1.1.     Ações de logística humanitária:
Atividades de aquisição, controle, estoque e logística de distribuição, dos produtos e serviços necessários para suprir a população e seus abrigos com água potável, provisão de alimentos, suprimento de roupas, agasalhos e calçados, suprimento de material de limpeza e de higienização, apoio à preparação e conservação de alimentos, administração de abrigos, apoio às equipes empenhadas nas operações.

1.2.     Ações de assistência e promoção social:
Triagem socioeconômica e cadastramento das famílias afetadas, entrevistas com famílias e pessoas assistidas, ações para reforçar a coesão familiar e comunitária, atividades de comunicação social, ações de mobilização das comunidades, liderança de mutirões principalmente de limpeza. Identificação e aplicação de políticas públicas existentes, permitindo a melhoria do trabalho e renda e do acesso a moradias seguras.

1.3.     Ações de promoção, de proteção e de recuperação da saúde:
Saneamento básico de caráter emergencial, ações integradas de saúde e assistência médica primária, vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, educação para saúde, proteção da saúde mental, atividades de saúde pública nos abrigos e na preparação ao retorno das residências.

“ É importante observar que estas fases não se sucedem de maneira isolada. O planejamento prévio permite o início de uma atividade assim que haja condições, antes mesmo que outras tenham sido finalizadas, reduzindo de forma substancial o tempo necessário para que a comunidade e seus integrantes retornem à normalidade, diminuindo assim os danos e prejuízos, e sempre, todas as atividades deverão ser elaboras e efetuadas de forma multi-disciplinar, desencadeadas pelas as instituições membros do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) .”

A Secretaria de Estado da Defesa Civil, criou e preparou sua Diretoria de Resposta  Desastre, com três gerências, às quais compete atuar nessas três áreas:

1.      Gerência de Operações e Assistência:
Responsável por avaliar as demandas oriundas das cidades afetadas e organizar todas as ações que envolvem as operações de resposta aos desastres, especialmente no controle de sinistros, socorro às vítimas do desastre e assistência à população afetada.

2.      Gerência de Logística e Mobilização:
Tem a atribuição de adquirir e encaminhar os itens definidos pela Gerência de Operações e Assistência às áreas afetadas, definindo todo o processo de aquisição, assim como o modal de transporte dos produtos e serviços especiais.

3.      Gerência de Reabilitação e Restabelecimento:
Atua no auxílio da reabilitação dos cenários atingidos, analisando toda a necessidade de reestruturação dos serviços essenciais e restabelecimento emergencial das estruturas e obras de arte comprometidas. Assim como a orientação para confecção de planos de trabalho emergenciais e o tratamento/destinação do resíduo sólido oriundo de desastre.