logo dedcnova

logo sc sdc

Restabelecimento e Reabilitação

DIRETORIA DE RESPOSTA AOS DESASTRES

Segundo o Glossário de Defesa Civil, Estudos e Riscos e Medicina de Desastres (2009), a Resposta aos Desastres compreende o “conjunto de ações desenvolvidas imediatamente após a ocorrência de desastre e caracterizadas por atividades de socorro e de assistência às populações vitimadas e de reabilitação do cenário do desastre, objetivando o restabelecimento das condições de normalidade”.

Podemos dividir, portanto, as ações de resposta aos desastres em três eixos fundamentais:

1.    SOCORRO
2.    ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA
3.    REABILITAÇAO

REABILITAÇÃO DOS CENÁRIOS ATINGIDOS

As ações de reabilitação de cenários compreende:

Uma série de ações ainda no campo da resposta aos desastres, também de caráter emergencial, que têm por objetivo iniciar o processo de restauração das áreas afetadas pelos desastres, e permitir o retorno das populações desalojadas, após o restabelecimento das condições mínimas de segurança e habitabilidade.

Depende de ações interativas desencadeadas pelas comunidades locais, com o apoio do governo.

Dentre as principais atividades de reabilitação destacam-se:

1.1.     Vigilância das condições de segurança global da população: avaliação de danos e de prejuízos, vistoria técnica às estruturas atingidas, emissão de laudos técnicos, desmontagem de edificações comprometidas.

1.2.     Reabilitação dos serviços essenciais: suprimento e distribuição de energia elétrica, abastecimento de água potável, esgoto sanitário, limpeza urbana, transporte coletivo, comunicações.

1.3.     Reabilitação das áreas deterioradas e das habitações danificadas: desobstrução e remoção de escombros, recuperação emergencial de acessos públicos e obras de artes danificadas e/ou destruídas, tratamento emergencial e destinação do resíduo sólido de desastre, sepultamento de pessoas e animais, limpeza, descontaminação, desinfecção e desinfestação dos cenários de desastres, mutirão de recuperação das unidades habitacionais.

“ É importante observar que estas fases não se sucedem de maneira isolada. O planejamento prévio permite o início de uma atividade assim que haja condições, antes mesmo que outras tenham sido finalizadas, reduzindo de forma substancial o tempo necessário para que a comunidade e seus integrantes retornem à normalidade, diminuindo assim os danos e prejuízos, e sempre, todas as atividades deverão ser elaboras e efetuadas de forma multi-disciplinar, desencadeadas pelas as instituições membros do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) .”

A Secretaria de Estado da Defesa Civil, criou e preparou sua Diretoria de Resposta  Desastre, com três gerências, às quais compete atuar nessas três áreas:

1.      Gerência de Operações e Assistência:
Responsável por avaliar as demandas oriundas das cidades afetadas e organizar todas as ações que envolvem as operações de resposta aos desastres, especialmente no controle de sinistros, socorro às vítimas do desastre e assistência à população afetada.

2.      Gerência de Logística e Mobilização:
Tem a atribuição de adquirir e encaminhar os itens definidos pela Gerência de Operações e Assistência às áreas afetadas, definindo todo o processo de aquisição, assim como o modal de transporte dos produtos e serviços especiais.

3.      Gerência de Reabilitação e Restabelecimento:
Atua no auxílio da reabilitação dos cenários atingidos, analisando toda a necessidade de reestruturação dos serviços essenciais e restabelecimento emergencial das estruturas e obras de arte comprometidas. Assim como a orientação para confecção de planos de trabalho emergenciais e o tratamento/destinação do resíduo sólido oriundo de desastre.