logo dedcnova

logo sc sdc




Defesa Civil SC inaugura Regional de Blumenau

O evento contará com a presença do secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, e será realizado nesta quinta-feira (08), às 19 hs na Rua Itajaí, Bairro Vorstadt, anexo ao SESI.

Segundo o secretário, a entrega do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de Blumenau representa uma resposta mais rápida para a população da Região. "O objetivo é interligar todo o Estado, em Florianópolis estamos finalizando o  Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, onde a Defesa Civil irá trabalhar de forma integrada com as outras secretarias facilitando e direcionando as ações em crises", ressaltou. O secretário destacou que o projeto foi possível devido a parceria do Sistema FIESC/SESI que disponibilizou o local para a construção da nova estrutura.

O centro regional possui cerca de 160 metros quadrados construído com nove módulos de ferro galvanizado. É uma estrutura auto-suficiente capaz permanecer operacional mesmo com falta de energia elétrica na cidade. Possui equipamentos modernos, sala de reunião e situação, garagem, depósito, banheiro e cozinha. No total foram investidos cerca de R$ 853.082,57.

Para o coordenador regional de Defesa Civil, Jackson Dirceu Laurindo, a estrutura oferece mais ferramentas para trabalhar com qualidade junto aos os municípios. "Temos a sala de reuniões que possibilita fazer vídeo-conferência com qualquer estrutura do mundo, a exemplo da sede em Florianópolis e com o Centro nacional de Desastres (CENAD). O Centro ficará operacional mesmo em uma situação crítica na cidade com um gerador próprio de energia elétrica", comentou Laurindo.

O Cigerd Regional de Blumenau atende os 14 municípios da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi). São eles: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rodeio, Rio dos Cedros e Timbó. 

A secretaria de Estado da Defesa Civil está implantando outros 20 centros no mesmo modelo, estrategicamente distribuídos no Estado. A exemplo do Cigerd Regional de Blumenau, todos serão interligados com a base em Florianópolis. Isso facilita a gestão da crise e possibilita uma resposta rápida ao cidadão.

cigerd blumenau


© 2012 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |