logo dedcnova

logo sc sdc




CIGERD de Curitibanos é inaugurado

O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, realizou na tarde de hoje (09) a entrega do Novo Centro Regional Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Curitibanos.

No total foram investidos R$ 853.082,57 na construção e aparelhamento da estrutura. O Centro foi montado com nove módulos de ferro galvanizado, totalizando 160 metros quadrados. O local foi preparado para permanecer operacional garantindo comunicação mesmo com falta de energia elétrica no município. Foram disponibilizados equipamentos modernos, sala de reunião e situação, garagem, depósito, banheiro e cozinha.

O projeto é resultado da parceria entre Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Prefeitura de Curitibanos que cedeu o terreno junto Parque de Exposições Pouso do Tropeiro.

Segundo o Secretário Rodrigo Moratelli, a região de Curitibanos além da diversidade de ocorrências climáticas possui uma grande extensão territorial. esses fatores são um desafio para a gestão de crises. Então, a nova estrutura visa aproximar as setoriais do estado aos municípios criando protocolos de procedimento.

"Estamos entregando uma estrutura que vai proporcionar uma resposta mais rápida para a população, não transformando crises em desastres", explicou Moratelli.

A secretaria de Estado da Defesa Civil está implantando 20 centros do mesmo modelo, estrategicamente distribuídos no Estado. A exemplo do CIGERD Regional de Curitibanos, todos serão interligados com a base em Florianópolis que será inaugurada no dia 15 de março. Da mesma o CIGERD pode estabelecer comunicação com qualquer estrutura do mundo.

Para o coordenador regional de Defesa Civil, Roberto Adriano Roper, "é um grande marco para a região, por que agora podemos desenvolver ações de prevenção e ao mesmo tempo temos condições de proporcionar uma resposta mais eficiente"

O objetivo do Centro é justamente integrar os órgãos envolvidos na assistência a população e aproximar a Secretaria de Estado da Defesa Civil dos municípios com uma estrutura referência que facilita ainda mais o processo.

O CIGERD Regional de Curitibanos atende os 12 municípios das Associações da Região do Contestado (AMURC) e dos municípios do Planalto Sul de Santa Catarina (AMPLASC). São eles: Abdon Batista, Celso Ramos, Zortêa, Vargem, Campos Novos, Monte Carlo, Brunópolis, Frei Rogério, Curitibanos, São Cristovão do Sul, Ponte Alta do Norte e Santa Cecília. 

IMG 4110


© 2012 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |