logo dedcnova

logo sc sdc




Barragem de José Boiteux é vistoriada

Uma equipe da Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), com o suporte do Corpo de Bombeiros Militar realizou uma avaliação na barragem de José Boiteux. A ação ocorreu na quarta-feira (17) e teve o objetivo de verificar as condições de operação e da área de segurança da barragem. Da mesma forma as necessidades das comunidades indígenas que ficam no entorno da barragem.

IMG 4229

A entrada no local foi permitida depois de uma negociação com os indígenas. "Nós fizemos há algum tempo o contato para conseguir acessar as estruturas, quando fomos fazer isso foi estudado toda à situação que envolve a barragem que está dentro de um perímetro indígena que é uma área que pertence a união", comentou o Secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior. Segundo ele, os técnicos realizaram estudos da estruturas da barragem, obras complementares necessárias e da manutenção dos comandos da barragem.

IMG 4166

Já a Diretora de Obras Preventivas, Fernanda Oliveira, destacou que a situação da barragem é bastante critica pelo vandalismo, mas felizmente a estrutura física está em uma condição não tão grave.  "Hoje existe a possibilidade de operação em uma situação de emergência, claro através de uma central móvel", explicou a arquiteta. Segundo ela o ideal é reforma da estrutura com melhorias na parte hidráulica, manutenção das comportas e obras complementares.

Agora a equipe de engenheiros da SDC irá trabalhar em cima das informações colhidas durante o levantamento para a elaboração do plano de trabalho e levantamento de valores par ao projeto.

A Barragem

A barragem de José Boiteux é a maior do sistema de contenção de cheias do Alto Vale do Itajaí. Ela represa as águas dos rios Dollmann e Hercílio (Itajaí do Norte). A Capacidade total de armazenamento é de 358 milhões de metros cúbicos de água.  O resultado é a redução de cheias em Ibirama e nos municípios do Médio Vale e Vale do Itajaí.  As obras iniciaram em 1972 e foi inaugurada em 1992 pelo Governo Federal.


© 2012 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |