logo dedcnova

logo sc sdc




1º Workshop de Gestão Costeira Integrada na Redução de Riscos e Desastres

A Defesa Civil de Santa Catarina está realizando nesta quarta-feira (30) o "1º Workshop de Gestão Costeira Integrada na Redução de Riscos e Desastres". O evento busca a integração entre os órgãos oficiais e a sociedade civil organizada para a adoção de ações de preparação e resposta em situações de erosão costeira. Na pauta estão novas tecnologias de monitoramento, sistemas de alerta, mapeamentos de áreas de risco, levantamento das vulnerabilidades costeiras  e  estratégias de sensibilização.

"É um prazer para a DC receber o seleto grupo de pessoas, entre estudiosos e membros de defesas civis das cidades de nosso litoral, para debater um tema tão importante. Nós trabalhamos com Gestão de Riscos e precisamos ter planejamento para dar a resposta aos eventos de maneira correta", comentou o Chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior. Segundo ele, o litoral catarinense vem sofrendo com frequência ocorrências de erosão costeira acarretando inúmeros problemas aos catarinenses. "Assim o evento foi criado para debater o assunto e analisar ocorrências de tempestades, aumento do nível do mar, ressacas e inundações", completou. O Chefe da Defesa Civil finalizou destacando que é importante analisar que além de problemas ambientais o fenômeno coloca em risco a segurança das pessoas e a economia, além de estruturas públicas e privadas.

IMG 6296

Abertura do 1º Workshop de Gestão Costeira Integrada na Redução de Riscos e Desastres. Foto: Flávio Vieira Jr, Ascom DC SC

No encontro estão sendo promovidos debates sobre propostas de possíveis ações de proteção e defesa civil e troca de experiências, para juntos planejar e estabelecer possibilidades integradas no âmbito da gestão costeira municipal. Durante a iniciativa também serão traçadas metas e identificados os riscos para assim ampliar a cultura de prevenção e a minimização de desastres.

"Devemos pensar na urbanização planejada e sustentável das cidades, pois a alta densidade populacional cria condições que podem provocar a vulnerabilidade", explicou o Diretor de Gestão de Educação da Defesa Civil, Alexandre Corrêa. "Devemos reavaliar as estratégias de gestão costeira, levando em consideração as medidas  de preparação, resposta, mitigação, reconstrução e adaptação", explicou.

Fazem parte da Iniciativa o Governo do Estado de Santa Catarina, através da Defesa Civil Estadual, Universidade Federal de SC (UFSC), Laboratório de gestão Costeira Integrada (LAGECI) e Laboratório de Oceanografia Costeira UFSC (LOC).

O "1º Workshop de Gestão Costeira Integrada na Redução de Riscos e Desastres" pode ser acompanhado através dos links:

Link das 9 horas ao meio-dia:

http://videoteca.defesacivil.sc.gov.br/userportal/live?l=1e5329cc97a7d1d94f7952a2162d8cab

Link das 13 horas e 30 minutos às 17 horas e 30 minutos:

http://videoteca.defesacivil.sc.gov.br/userportal/live?l=e25908162aec48973c329eced3952ddf

Link das 17 horas e 30 minutos às 18 horas:

http://videoteca.defesacivil.sc.gov.br/userportal/live?l=3f97b215f10edc4e43554b2e2272601c


© 2012 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |