Secretário da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil

     Fabiano de Souza nasceu em Florianópolis em 02 de maio de 1977, filho de Antônio Manoel de Souza e Maria Aparecida de Souza. É graduado em Direito, especialista em Direito e Processo Civil, em Gestão Pública com ênfase à Atividade de Bombeiro Militar e mestrado profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental.

     Na área profissional, incluiu na Polícia Militar de Santa Catarina em 03 de março de 1997, declarado Aspirante a Oficial em 05 de maio de 2000. Durante a carreira, atuou nas mais diversas áreas administrativas e operacionais, internas e externas à corporação, com destaque para: comando da 3ª companhia do 5º Batalhão de Bombeiros Militar em Rio do Sul; ajudante de ordens e ajudante-geral do CBMSC; chefe da assessoria do Corpo de Bombeiros Militar no Tribunal de Justiça; gerente de operações da Diretoria de Resposta a Desastres; diretor de prevenção e secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina.

     Realizou os cursos de: Especialização de Bombeiros para Oficiais em 2005, Comando e Estado-Maior em 2013 e de Altos Estudos Estratégicos em 2018. Possui graduação em Direito; pós-graduação a nível de especialização em Direito e Processo Civil, em Gestão Pública com ênfase à Atividade de Bombeiro Militar e mestrado profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental.

     Como principais títulos e condecorações destacam-se: o título de "cidadão rio-sulense", pela Câmara Municipal de Rio do Sul; as medalhas de Mérito por Tempo de Serviço bronze e prata, correspondentes a 10 e 20 anos de serviço militar; as medalhas de Mérito Bombeiro Militar bronze, prata e ouro; medalha Mérito Colombo Machado Salles da Defesa Civil Estadual; medalha Grau Cavaleiro de Mérito da Defesa Civil Nacional; medalha Alferes Tiradentes, concedida ao primeiro colocado do Curso de Formação de Oficiais e a medalha presidente Getúlio Vargas, concedida ao primeiro colocado do Curso de Altos Estudos Estratégicos.