13h45 – Chuva deixa 3.539 desabrigados e desalojados

Até às 13h45min desta sexta-feira (24), a Defesa Civil contabiliza 3.333 desalojados e 206 desabrigados em dez municípios do Litoral catarinense devido à chuva na região desde terça-feira (21). Os números por município acompanhe_aqui. As regiões mais atingidas são da Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, sendo que Governador Celso Ramos e Penha já enviaram decreto de situação de emergência.

Na madrugada de quinta-feira, um óbito foi registrado no bairro Vargem do Bom Jesus, em Florianópolis. Livanor Bonifácio da Silva morreu enquanto auxiliava pessoas a saírem de casa por causa de alagamento.

Os municípios de Florianópolis, Biguaçu, Bombinhas, Palhoça, Porto Belo, Penha, Camboriú, Itajaí, Itapema e Governador Celso Ramos registraram pontos de alagamento, quedas de barreiras e árvores e alguns locais de deslizamento de encosta. “Mantemos o pedido para que as pessoas continuem vigilantes quanto ao solo e fiquem atentas aos movimentos de terra próximos a suas residências”, explica o diretor da Defesa Civil Estadual, major Márcio Luiz Alves. O número de residências e edificações atingidas nestes dez municípios é de 1.196.

Equipe técnica da Defesa Civil Estadual está realizando vistorias nos municípios atingidos para avaliar os estragos e dar auxílio necessário. “Iremos aguardar as demandas dos municípios para estudar como podemos ajudar e estamos dando assessoria técnica quanto a procedimento e apoio”, informa Alves.

Conforme a Epagri/Ciram, a região da Grande Florianópolis registrou número recorde de chuva em 24 horas. Entre as 9 horas de terça e 9 horas desta quarta-feira, o acumulado foi de 148,4mm, o que superou a média mensal de 145,9mm. Em apenas um dia choveu o que chove no mês inteiro. “O último recorde em 24 horas foi em abril de 2001 com 104,8mm naquela época”, informa o meteorologista Marcelo Martins.

Previsão – O alerta para a concentração de chuva na faixa leste do Estado segue até sexta-feira (24). A previsão da Epagri/Ciram indica maior nebulosidade e chuva, especialmente sobre o Vale do Itajaí e faixa litorânea de SC. A partir da manhã de sábado (25), a chuva irá diminuir e o tempo seco voltará a predominar no Estado.