Alertas através da programação de emissoras de Televisão.

O Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Defesa Civil, em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), iniciou o envio de alertas meteorológicos para a população na programação das emissoras de televisão  por assinatura.

Serão enviados alertas de nível alto ou muito alto em âmbito municipal. As mensagens  serão exibidas na parte inferior da tela dos televisores durante a programação normal. O Sistema faz parte de um projeto piloto que envolve os estados de Santa Catarina e Paraná.

Os alertas em Santa Catarina serão emitidos pela Defesa Civil do Estado que contra com estrutura de ponta para o monitoramento.  Segundo o Secretário de Estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, foi realizada a contratação de uma empresa especializada na área para o complemento do quadro de meteorologistas da instituição. “Hoje contamos com a cobertura total do Estado com uma rede de radares meteorológicos e imagens de satélite em tempo real. Agora vamos qualificando nosso serviço de nowcasting, alertas de curto prazo, com a contratação de mais profissionais”, comentou.

Alerta tv

O secretário relembrou o avanço que a Defesa Civil teve nos últimos anos e destacou que o objetivo é a cada dia melhorar o serviço prestado para a população. “Nesses 46 anos de história a Defesa Civil esteve ao lado dos catarinenses nos momentos mais difíceis de nosso Estado. Aprendemos com as dificuldades e a cada dia buscamos ações que possam reduzir os riscos que as pessoas estão expostas”, explicou João Batista.

A Defesa Civil de Santa Catarina destaca que o sistema de alerta através de mensagem de texto SMS continua a disponível para a população. Para receber os alertas no celular basta enviar uma mensagem SMS para o número 40199 contendo apenas o número do código de endereçamento postal (CEP) do local que deseja receber os alertas. O Serviço é gratuito. Atualmente estão cadastrados para receber os alertas 425.682 celulares ou smartphones em Santa Catarina.